Pesquisar No Site
Caraguatatuba: Educação Inclusiva e Escola Bilíngue são referências na região

Caraguatatuba: Educação Inclusiva e Escola Bilíngue são referências na região
A Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba é referência no atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

#PraCegoVer: Sala de Terapia de Integração Sensorial. Vários equipamentos, mesas, cadeiras e computadores estão no ambiente (Foto: Divulgação/PMC)
Esse setor da Secretaria de Educação garante o acesso e a permanência dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais a um ensino de qualidade, minimizando as barreiras e potencializando as habilidades nas unidades escolares municipais.
Atualmente, a Educação Inclusiva acompanha cerca de 1.700 estudantes (NEE), sendo 475 matriculadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 450 crianças matriculadas nos Centros de Referência em Inclusão Escolar e Social (CRIES), contabilizando mais de 2.200 atendimentos por mês.

#PraCegoVer: Sala de Terapia de Integração Sensorial. Vários equipamentos, mesas, cadeiras e computadores estão no ambiente (Foto: Divulgação/PMC)
Nos CRIESs – Centro (Tinga), Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Jardim Casa Branca) as crianças recebem atendimento especializado nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social. Nesses espaços, são realizadas intervenções nas áreas do desenvolvimento humano – comunicação, comportamento, socialização, aprendizagem, psicomotricidade, atividades básicas de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, desenvolvimento sensorial, emocional e motor.
Entre os alunos (NEE), 143 são crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que recebem atendimento nas Salas de Recursos e também nos CRIESs com diferentes abordagens terapêuticas, entre elas, a Terapia de Integração Sensorial (IS).
A sala de IS começou a funcionar em 2019, após a Prefeitura adquirir os aparelhos e equipar as salas de Terapia Ocupacional com novos recursos para o atendimento.
Ensino Bilíngue
Na EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras) são atendidos 12 dos 14 alunos surdos da rede, acompanhados diretamente pelas professoras intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dois outros são atendidos em outras unidades escolares.
Veja Também Recentes

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas