Pesquisar No Site
Ceami de Caraguatatuba lança concurso de fotografia para celebrar a Semana do Aleitamento Materno

Ceami de Caraguatatuba lança concurso de fotografia para celebrar a Semana do Aleitamento Materno
O Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba iniciam no próximo mês a campanha “Agosto Dourado” para promover a conscientização sobre o apoio a pratica do aleitamento materno. A campanha será em conjunto com a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), do 1º a dia 7 de agosto.
Para celebrar a data, o Ceami/BLH lançou o concurso de fotografia, que tem como finalidade promover a integração entre as lactantes, assim como apoiar e promover os benefícios do aleitamento materno, no mês de apoio à amamentação (“Agosto Dourado”) e importância da doação de leite materno ao BLH do município.

IMG 3#PraCegoVer: Arte divulgação do concurso (Foto: Arte/PMC
A SMAM é realizada anualmente pela Word Alliance for Breastfeeding Action, que em português significa Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Neste ano, o slogan da SMAM é: apoie o aleitamento materno por um planeta saudável, e tem como objetivo o de informar os pais e familiares sobre o tema, fixar, envolver e reafirmar a ação sobre a proteção social de pais e mães.
O leite materno, além de trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, proporciona mais qualidade de vida à sociedade e gera mais possibilidade de desenvolvimento social. Mas não adianta querer falar sobre o tema só depois que a criança nasce. Por isso, segundo a enfermeira pediátrica e responsável pelo Ceami, Ana Cláudia Tripac, “é preciso começar a falar sobre aleitamento materno durante a gestação”.
“O aleitamento materno aumenta o QI da criança, diminui o risco de doenças crônicas, o que possibilita um melhor rendimento na sociedade. Amamentar a criança evita o descarte irregular de latas, plásticos, mamadeiras e bicos artificiais, que podem degradar o meio ambiente”, comentou a enfermeira.

#PraCegoVer: Mãe amamenta uma criança (Foto: Divulgação/PMC)
Além do lado profissional, prestes a dar a luz, Ana Cláudia, disse que saber que nutre o filho com o leite materno é importante. “Nesse momento, é o melhor alimento para ele”.
É importante ressaltar que, de acordo com a OMS, é preciso manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida, que pode ser continuado até dois anos de idade.
A unidade Ceami desempenha o papel de apoiar as mães com dificuldades e insegurança na amamentação. “Esperamos atingir o máximo de mães lactantes possíveis, em prol de um planeta saudável”, completou Ana Cláudia.
Cronograma de atividades da SMAM e do Agosto Dourado 2020
A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) – Covid-19 impossibilitou a realização dos principais eventos da SMAM, em Caraguatatuba, como a “Hora do Mamaço” e as palestras durante a semana.
Dessa forma, além do concurso, será realizado o 3º Fórum de Aleitamento Materno, de maneira online, com data a definir.
Já as inscrições para o concurso de fotografia serão de 22 a 31 de julho. A votação será realizada entre os dias 1º e 13 de agosto, na página oficial da Prefeitura de Caraguatatuba no Facebook. O tema do concurso é mesmo da SMAM: apoie o aleitamento materno por um planeta mais saudável.
Clique aqui para acessar o regulamento.
Serviço – o Ceami e o BLH estão localizados no prédio do Pró-Mulher na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 2135, Sumaré. Telefone de contato: (12) 3897-3510.
Veja Também Recentes

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

KSeries Sprint de Triathlon reúne centenas de atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no domingo (3) uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova teve largada na Praça de Eventos, no centro da cidade, e reuniu atletas amadores e experientes de diversas regiões do país, que desafiaram seus limites nas modalidades de natação, ciclismo e

Guarda Civil de Caraguatatuba detém motorista com veículo clonado
Um homem foi detido dirigindo um carro com sinais de identificação adulterados na noite de quarta-feira (13). A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Os agentes receberam um alerta do COI (Centro de Operações Inteligentes) que informou sobre a existência

Secretaria de Administração de Caraguatatuba divulga convocação com 40 estagiários aprovados do processo seletivo de 2025
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 40 aprovados do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 nesta segunda, terça e na próxima quarta-feira (18, 19 e 20/8), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas