Pesquisar No Site

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente
Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

No dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Os benefícios que as árvores trazem para os municípios são vários, dentre eles podem se destacar a redução da temperatura em dias calorosos, da poluição atmosférica, diminuição da sensação térmica, melhora da qualidade do ar e a valorização dos imóveis.

#PraCegoVer: Foto da arborização da Praça Cândido Mota, no centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Você sabe o que a Prefeitura de Caraguatatuba tem feito para preservar o meio ambiente e manter a cidade mais arborizada?

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) do município possui além do Plano de Arborização Urbana ­­­­­­­­— que consiste em aumentar a cobertura verde da cidade — outros quatro programas de preservação e manutenção ambiental, são eles: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.

Com essas iniciativas desenvolvidas pela SMAAP, a prefeitura já realizou o plantio de 3,1 mil de árvores em toda a cidade. O seu cultivo busca deixar a flora municipal o mais próximo de seu bioma natural, por isso, todas são nativas da Mata Atlântica.

Cada projeto desenvolvido tem suas especificidades e importância para manter o plantio de espécies nativas e colaborar com a melhora da qualidade de vida do caraguatatubense.

Adote o Verde

É uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes, de acordo com o Decreto 841/2018. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.

Espaço Árvore

Este programa de preservação ambiental visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais. Aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios.

#PraCegoVer: Foto das mudas no viveiro municipal (Foto: Arquivo/PMC)

Disk Árvore

O projeto tem a missão de realizar a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore próxima a sua residência. Para receber a planta basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e solicitar uma visita, lembrando que é preciso atender aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana.

Viveiro Municipal

As atividades do viveiro foram iniciadas em 2011 com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, elas estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.

No Viveiro estão disponíveis mais de 5 mil mudas originárias da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.

O local também é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio.

Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, outros benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba soma 20 medalhas em torneio regional de natação em São José dos Campos
Caraguatatuba soma 20 medalhas em torneio regional de natação em São José dos Campos

A natação de Caraguatatuba voltou a mostrar consistência e alto nível competitivo ao conquistar 20 medalhas no 2º Torneio Regional da 6ª Região, realizado no último sábado (11), no Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos. A competição, disputada em piscina olímpica de 50 metros, reuniu 284

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 13/04/2026
Caragua Run (3)
Caraguatatuba terá fim de semana esportivo com futevôlei, corrida, jiu-jitsu e futebol

O esporte vai tomar conta de Caraguatatuba neste fim de semana, com uma programação diversificada que reúne diferentes modalidades e promete movimentar atletas e público em vários pontos da cidade entre sábado (28) e domingo (29). No sábado (28), o destaque fica para o 1º Torneio “Vetera Beach” de futevôlei,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/03/2026
Linhas 403 e 405 do transporte público têm novos horários para atender estudantes do bairro Jetuba
Linhas 403 e 405 do transporte público têm novos horários para atender estudantes do bairro Jetuba

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por meio da seção de Transporte Público e Infrações, informa que vai ajustar os horários das linhas 403 e 405 do transporte coletivo para atender estudantes do período integral da EMEF Professora Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba. A mudança,

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/03/2026
Silvio Rangel e Pedro Caetano
“Quarta Literária da Kaká” celebra Cultura Caiçara na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt

A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe em abril mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro será no dia 29/4 (quarta-feira), às 19h, e contará com a participação dos autores Priscila Siqueira, Vera Nardi, Julinho Mendes, Pedro Caetano e Silvio Rangel. A entrada é gratuita

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2026
Mostra Memória Ancestral
Fundacc abre Mostra Coletiva “Memória Ancestral – Povos Originários” neste sábado

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (18/4), às 18h, no Complexo Turístico do Camaroeiro (mirante), a abertura oficial da mostra coletiva de artesanato e artes plásticas “Memória Ancestral – Povos Originários”. A ação é aberta ao público e tem entrada gratuita. A iniciativa integra a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2026