Pesquisar No Site

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente
Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

No dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Os benefícios que as árvores trazem para os municípios são vários, dentre eles podem se destacar a redução da temperatura em dias calorosos, da poluição atmosférica, diminuição da sensação térmica, melhora da qualidade do ar e a valorização dos imóveis.

#PraCegoVer: Foto da arborização da Praça Cândido Mota, no centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Você sabe o que a Prefeitura de Caraguatatuba tem feito para preservar o meio ambiente e manter a cidade mais arborizada?

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) do município possui além do Plano de Arborização Urbana ­­­­­­­­— que consiste em aumentar a cobertura verde da cidade — outros quatro programas de preservação e manutenção ambiental, são eles: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.

Com essas iniciativas desenvolvidas pela SMAAP, a prefeitura já realizou o plantio de 3,1 mil de árvores em toda a cidade. O seu cultivo busca deixar a flora municipal o mais próximo de seu bioma natural, por isso, todas são nativas da Mata Atlântica.

Cada projeto desenvolvido tem suas especificidades e importância para manter o plantio de espécies nativas e colaborar com a melhora da qualidade de vida do caraguatatubense.

Adote o Verde

É uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes, de acordo com o Decreto 841/2018. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.

Espaço Árvore

Este programa de preservação ambiental visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais. Aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios.

#PraCegoVer: Foto das mudas no viveiro municipal (Foto: Arquivo/PMC)

Disk Árvore

O projeto tem a missão de realizar a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore próxima a sua residência. Para receber a planta basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e solicitar uma visita, lembrando que é preciso atender aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana.

Viveiro Municipal

As atividades do viveiro foram iniciadas em 2011 com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, elas estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.

No Viveiro estão disponíveis mais de 5 mil mudas originárias da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.

O local também é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio.

Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, outros benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024