Pesquisar No Site

Covid-19: Casa de Repouso é autuada em Caraguatatuba e idosos serão removidos

Publicado em: 26/06/2020
Prefeitura suspende funcionamento de Casa de Repouso em que três idosos morreram por Covid-19
Covid-19: Casa de Repouso é autuada em Caraguatatuba e idosos serão removidos

A Prefeitura de Caraguatatuba autuou nesta sexta-feira (26) a Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) – Casa de Repouso Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto. O auto de infração foi lavrado por agente público e entregue à direção da instituição.

A equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde esteve no local e constatou que os protocolos de atendimento aos idosos e procedimentos operacionais devido à pandemia do novo coronavírus, apresentados pela instituição na reunião de segunda-feira (22), na Secretaria de Saúde, não estavam sendo cumpridos.

De acordo com determinação da Vigilância Sanitária, a Casa de Repouso Jardim do Éden deve suspender, por tempo indeterminado, o acolhimento de novos idosos e os horários de visitas.

A instituição também foi oficiada a entrar em contato com os familiares dos idosos abrigados para que estes retornem ao convívio familiar ou sejam encaminhados a outro local que ofereça menor risco de contaminação pela Covid-19.

Essa autuação é resultado das ações que estão sendo desenvolvidas pela Vigilância em Saúde em todas as ILPI públicas e particulares.  Foram realizados 339 testes sendo 186 idosos e 153 cuidadores, entre o final de maio e início de junho. Testaram positivo 10 profissionais e 14 idosos.

O auto de infração pode gerar uma multa no valor mínimo de 1.000 VRMs ou R$ 3.570,00.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os profissionais foram afastados e, quanto aos idosos, foi orientada a permanência dos mesmos em isolamento nos quartos sem contato com os demais internos.

No Jardim do Éden, oito idosos e quatro cuidadores testaram positivo para o novo coronavírus. Três idosos encaminhados às unidades hospitalares faleceram em decorrência da doença.

A conduta rigorosa da Secretaria de Saúde junto às ILPIs visa proteger e proporcionar mais segurança às pessoas e familiares de idosos e das pessoas que trabalham com esse público mais vulnerável ao novo coronavírus.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe etapa do Haka Expedition 2025 com provas de aventura e ação social
Caraguatatuba recebe etapa do Haka Expedition 2025 com provas de aventura e ação social

A Praia do Centro, em Caraguatatuba, será o cenário da etapa do Haka Expedition 2025, uma das maiores competições de expedição do Brasil. O evento será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, e deve reunir atletas nacionais e internacionais para percursos que podem chegar a até 250

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/05/2025
Fundo Social realiza 1º Workshop de Costura Criativa gratuito
Fundo Social realiza 1º Workshop de Costura Criativa gratuito

Promover o convívio social entre mulheres de diferentes faixas etárias, proporcionar uma atividade para complementação de renda, estimular a criatividade, reciclagem e sustentabilidade foram alguns dos objetivos do 1º Workshop de Costura Criativa realizado nesta segunda-feira (23), pelo Fundo Social de Caraguatatuba em sua sede, no Centro. De acordo com

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/06/2025
Quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol movimenta Caraguatatuba com nove jogos
Quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol movimenta Caraguatatuba com nove jogos

A quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol agitou Caraguatatuba neste domingo (1º), com nove partidas realizadas nos campos do Poiares, Golfinho e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve como classificatória para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 02/06/2025
Caraguatatuba participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos
Caraguatatuba participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos

Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, que será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove, por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma série de atrações.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025
Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio

As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2025