Pesquisar No Site
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas on-line em diversas áreas como: apreciação musical, introdução à teoria queer e os seus manifestos, produção de documentário, artes e estéticas afro-brasileiras, introdução à fotografia criativa e muito mais.
As oficinas serão realizadas ao vivo com coordenação à distância por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual e atenderão público inscrito previamente. Caso o candidato tenha interesse em participar de mais de uma oficina deve preencher um formulário para cada.

#PraCegoVer: Flyer de divulgação com informações sobre as oficinas on-line. (Foto: Arte/Fundacc)
A confirmação da participação será enviada por e-mail, por isso, é necessário que o interessado fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.
As Oficinas Culturais – Formação para o Interior é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura.
O programa é administrado pela Poiesis e tem como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.
A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município para público interessado a partir dos 16 anos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br.
Confira abaixo as Oficinas online com inscrições abertas:
- Posso te indicar um conto? – Clube de leitura (on-line)
Com coordenação de Renata Cirilo, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 6 a 29 de julho, das 17h às 19h.
Inscrições até 27 de junho no link: https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7
Classificação indicativa: 16 anos
50 vagas
Sinopse: Nesta oficina os participantes serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura.
- Workshop: Introdução à fotografia criativa (on-line)
Com coordenação de Melissa Szymanski, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 7 a 16 de julho, das 14h às 16h.
Inscrições até 28 de junho no link: https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7
Classificação indicativa: 16 anos
50 vagas
Sinopse: A oficina tem como objetivo mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e a entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado durante o curso o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais, explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria.
- Oficina: Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos (on-line)
Com coordenação de Ronaldo Mota, a oficina será realizada às sextas-feiras, de 3 a 31 de julho, a partir das 18h, no Youtube.
Inscrições até 1º de julho no link: https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9
Classificação indicativa: 16 anos
80 vagas
Sinopse: A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois.
- Oficina: Artes e estáticas Afro-Brasileiras (on-line)
Com coordenação de Luciara Ribeiro, a oficina será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, de 13 a 17 de julho, das 14h às 16h.
Inscrições até 3 de julho no link: https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6
Classificação indicativa: 16 anos
50 vagas
Sinopse: A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos.
- Oficina de produção de documentário (on-line)
Com coordenação de Mário de Almeida, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 13 a 29 de julho. Os quatro primeiros encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, quarta-feira (29/7), será ao vivo, às 17h.
Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7
Sinopse: O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a preparação das filmagens até a edição do documentário.
- Oficina de apreciação musical: Música folclórica Sul-Americana (on-line)
Com coordenação de Marcos Matturro, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 14 a 28 de julho. Os quatro primeiro encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, terça-feira (28/7), será ao vivo às 17h.
Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9
Classificação indicativa: 16 anos
80 vagas
Sinopse: Na oficina serão abordados os gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam.
- Oficina: Introdução a teoria queer e os seus manifestos (on-line)
Com coordenação de Rafael Leopoldo e Sara Wagner York, a oficina será realizada às quartas e quintas-feiras, de 22 a 30 de julho, das 14h às 16h.
Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9
Classificação indicativa: 18 anos
45 vagas
Sinopse: Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento queer, através do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,