Pesquisar No Site
Compras pela internet aumentam durante a pandemia e Procon orienta consumidores sobre golpes

Compras pela internet aumentam durante a pandemia e Procon orienta consumidores sobre golpes
Com a crise do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que fechar as portas de suas lojas físicas, ficando dependentes somente das vendas realizadas de forma on-line.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), durante a segunda quinzena do mês de maio, as vendas em e-commerce cresceram 56% em relação aos meses de março e abril.
Por conta desse aumento de vendas no comércio eletrônico, o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, comenta que a Fundação recebeu um volume maior de reclamações em relação à golpes em compras na internet. Entre elas, o diretor destaca falsos boletos enviados por e-mail, promoções com valores abaixo dos preços de mercados e sites falsos.
“As pessoas devem se atentar ao site. Se você receber um e-mail com uma promoção, não abra, a não ser que você tenha se cadastrado para receber promoções daquele estabelecimento. Mesmo assim, procure a oferta no site oficial da loja.”, alerta.
Além disso, o Procon recomenda que os consumidores nunca comprem por boletos. “Se você faz uma compra com cartão de crédito e, logo após, percebe que foi uma fraude, é possível solicitar à operadora o cancelamento da compra e o estorno do valor, já com o boleto isso não é possível.”
Como saber se o site é confiável?
Como forma de auxiliar os consumidores a identificar sites não confiáveis, o Procon criou, em 2011, uma lista eletrônica composta por fornecedores que tiveram reclamações registradas na instituição, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processo administrativo. Também compõem essa lista, sites criados exclusivamente para enganar o consumidor.
Além da lista, existem outros sites, como o Reclame Aqui, que indicam a reputação da loja e fornecem outras informações, como: se a empresa entrega os produtos dentro do prazo programado, se responde as reclamações dos consumidores e resolvem o problema.
Veja Também Recentes

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro