Pesquisar No Site
Pais e alunos recebem kit com verduras e temperos cultivados em horta educativa

Pais e alunos recebem kit com verduras e temperos cultivados em horta educativa
A unidade escolar EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê Mirim, em Caraguatatuba, desenvolve desde 2018 o projeto “Horta em Movimento”, representado pelo professor Mário Luiz da Silva.

#PraCegoVer: Imagem de um educador colhendo alface. Ele está abaixado, em meio a uma horta. (Foto: Divulgação/PMC)
A escola foi uma das 10 vencedoras de um concurso realizado pela Fundação Nestlé, que buscava por projetos que promovessem práticas de atividades físicas, educação alimentar e nutricional.
A conquista de Caraguatatuba veio com a união de três projetos realizados no município: Boa Medida – que aborda boas práticas alimentares e vida saudável; Robótica na Escola – que busca integrar tecnologia à educação; e o projeto Horta Educativa, que além de ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas, colabora com o cardápio dos alunos.
Devido ao fechamento das unidades escolares por conta da pandemia, a continuidade da Horta em Movimento enfrentou um desafio, pois, temporariamente, não podia contar com seus principais colaboradores: os próprios alunos, que colocavam as “mãos na terra”. Mas com a ajuda de voluntários da Secretaria de Educação, que se engajaram às atividades, o trabalho pôde prosseguir e o resultado foi a colheita de hortaliças realizada nesta terça-feira (09/06).
Aproveitando a abertura da unidade escolar, para recebimento das atividades e atendimentos em geral, foi realizada a colheita, para que as verduras fossem entregues aos pais e alunos que buscaram atendimento na escola.

#PraCegoVer: Montagem com três fotografias de alunos e mães segurando kits em sacos plásticos, contendo hortaliças. (Foto: Divulgação/PMC)
O responsável pela Horta Educativa, Fabio Henrique Paiva de Souza, explica a importância da horta no desenvolvimento escolar. “Sabemos que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Ao incentivar o cultivo de horta, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água”, disse.
Com essa colheita, 20 kits com as hortaliças frescas, contendo verduras e temperos, foram montados e entregues à comunidade escolar.
Veja Também Recentes

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no