Pesquisar No Site
Biometria alcança 87% do eleitorado de Caraguatatuba, mas resolução do TSE garante voto de não cadastrados
Biometria alcança 87% do eleitorado de Caraguatatuba, mas resolução do TSE garante voto de não cadastrados

#PraCegoVer: Funcionário do Cartório Eleitoral coletando digitais para biometria (Foto: Divulgação/PMC)
Atualmente Caraguatatuba possui 98.517 eleitores. De acordo com a atualização do Tribunal Superior Eleitoral, 87,09% (85.797) da população com idade para votar fez o cadastro biométrico no município desde janeiro de 2019. Apesar do cadastro biométrico não ter alcançado todo o eleitorado da cidade, a Resolução TSE nº 23.616/2020 suspendeu os efeitos dos cancelamentos de títulos de eleitor decorrentes das revisões biométricas, entre outras exigências, devido à pandemia da Covid-19 (doença do coronavírus). O cancelamento de títulos motivado por fraudes continua mantido.
A resolução assinada pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, no último dia 17 de abril, determinou que as inscrições reabilitadas para o voto voltarão a figurar como canceladas no cadastro eleitoral na reabertura dele, após a realização do pleito. Isso significa que os eleitores terão de regularizar sua situação depois das Eleições Municipais de 2020. Cerca de 4,4 milhões de eleitores que tiveram o título suspenso por não comparecerem às revisões biométricas realizadas no biênio 2019-2020 foram reabilitados a votar.
Segundo dados do TSE, a média estadual do eleitorado com biometria está em 70,40% (23.659.101) dos 33.605.539 de eleitores paulistas.
Título Net
Até o dia 6 de maio, 1.040.323 eleitores brasileiros dos 26 estados, do Distrito Federal e residentes no exterior requereram serviços como alistamento eleitoral (primeira via do título), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade e revisão para a regularização de inscrição cancelada, na internet.
Na região Sudeste, que concentra a maior parte do eleitorado do país, Minas Gerais apresentou o maior número de requerimentos: 118.133, seguido por São Paulo (88.766), Rio de Janeiro (61.798) e Espírito Santo (18.327).
Os requerimentos, feitos por meio da plataforma Título Net, ainda serão analisados pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), órgão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 3 de junho, quando então será divulgado o número de eleitores que efetivamente tiveram a sua situação cadastral regularizada e poderão votar para prefeitos e vereadores no pleito deste ano.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é destaque no Campeonato Regional de Karatê Kyokushin em São Sebastião
A equipe de Caraguatatuba foi destaque no 2º Campeonato Regional IKO Nakamura Brasil de Karatê Kyokushin, realizado no último sábado (26), na cidade de São Sebastião. O evento reuniu mais de 20 atletas e integrou o calendário da modalidade, promovido pela IKO Nakamura São Sebastião. Representando o município, mais de
Corrida de Aniversário da Cidade 2026 supera mil inscritos e entrega de kits começa sábado
Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.
CIPAA promove palestras sobre saúde física e mental dos servidores em Caraguatatuba
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) da Prefeitura de Caraguatatuba realiza, no dia 30 de abril (quinta-feira), uma programação especial voltada à saúde e ao bem-estar dos servidores municipais. A iniciativa reúne palestras e apresentação artística com foco na valorização do trabalhador e na promoção de
Assistência Social lança edital para projetos inovadores com participação dos trabalhadores do SUAS em Caraguatatuba
A Secretaria Municipal de Assistência Social lançou o edital “Fortalecimento e Inovação na Assistência Social 2026 – Inovando no Cuidado e na Garantia de Direitos”, iniciativa voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para apresentação de projetos com propostas inovadoras e impacto social nos territórios do município.
Teatro Mario Covas recebe espetáculo “O Pai” com Fulvio Stefanini neste domingo
O espetáculo “O Pai” chega ao palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, neste domingo (19/4), às 20h. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do TMC com até uma hora de antecedência. A apresentação integra a programação da cidade, que completa 169 anos de