Pesquisar No Site
Caraguatatuba comemora 10 pacientes recuperados da Covid-19

Caraguatatuba comemora 10 pacientes recuperados da Covid-19
Depois de 17 dias de internação, primeiramente, no Hospital Santos Dumont de Caraguatatuba e transferido, posteriormente, para a unidade de São José dos Campos, o médico cirurgião geral e oncologista, Élvio José Teixeira Pinotti, 63 anos, teve alta nessa quinta-feira (23) e está em casa.
O médico contou que o único sintoma da Covid-19 que teve foi dor de garganta e tosse seca, que teve início no dia 24 de março. “Não tive febre, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e do paladar”, afirmou.

#PraCegoVer: Médico Élvio Pinotti está deitado numa maca, dois profissionais da Saúde, paramentados com macacão impermeável, máscara e óculos, empuram a cama hospitalar em direção ao quarto.
Ele descobriu a doença por insistência de um colega médico que indicou uma tomografia dos pulmões. Por meio desse exame, primeiro na Casa de Saúde Stella Maris e repetido alguns dias depois, no Hospital Santos Dumont, foi constatada a imagem de vidro fosco, em ambos, que é característica do novo coronavírus.
“Para mim foi um susto quando decidiram que seria melhor ser internado. Como a tosse piorou junto com muita falta de ar, fui transferido para o Hospital Santos Dumont de São José dos Campos e fiquei dois dias na UTI semi-intensiva e, graças a Deus, não precisei ser intubado”, explicou.
De acordo com Pinotti, a experiência de passar de médico a paciente foi angustiante. “Sou cirurgião há 36 anos e nunca tive problemas. De repente me vejo com uma doença que ninguém sabe como lidar nem eu. Dá muito medo, teve momentos que achei que ia morrer”, avaliou.
No período de internação, o médico passou por três SWABs (exame que coleta secreção da garganta e narinas). Os dois primeiros deram positivos e o terceiro negativo. Livre da doença, agora ele aguarda o resultado do exame de sangue IgG e IgM, o qual demonstra que o organismo desenvolveu anticorpos para o novo coronavírus.
Sob os cuidados da família, na residência, em Caraguatatuba, o médico disse que a meta é se recuperar fisicamente antes de voltar ao trabalho, pois perdeu 16 kg, durante o período de internação.
“Só tenho a agradecer a todos que oraram por mim e aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que cuidaram de mim. Peço veementemente a toda a população que fique em casa, quem puder. Quem não puder, só saia usando máscara protetora e evitem aglomerações. Esse vírus é real e as consequências são duras”, alertou.
Curados – Caraguatatuba também comemora o restabelecimento completo de nove outros pacientes: uma aposentada de 71 anos; uma Técnica em Enfermagem de 43 anos; uma Agente de Controle de Zoonoses, de 31 anos; uma médica de 30 anos, e três médicos, de 41, 53 e 47 anos; além de funcionários da Organização João Marchesi, um homem de 52 anos e uma mulher de 31 anos.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana
Caraguatatuba será palco de grandes desafios e celebração esportiva com a chegada do Aloha Spirit 2025, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, marcado para este fim de semana (8 a 10 de agosto). Atletas de várias partes do Brasil e do exterior devem participar de provas de

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

20º Caraguá a Gosto celebra “Origens”
Em ritmo de contagem regressiva, a 20ª edição do Caraguá a Gosto celebra o tema “Origens”. Este ano, o maior festival gastronômico do Litoral Norte terá a participação de 48 estabelecimentos, divididos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas. De 1º a 31 de agosto,