Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização nos comércios não essenciais no combate ao coronavírus

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização nos comércios não essenciais no combate ao coronavírus
Fiscais das Secretarias da Fazenda e Urbanismo, e agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde vão intensificar, neste feriado de Sexta-Feira da Paixão, ações de orientação nos comércios considerados não essenciais.
O Decreto Estadual 64.881 prorrogou até o dia 22 de abril o fechamento desses estabelecimentos em função do combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
A preocupação é com o fluxo de pessoas que vão a esses locais que descumprem a quarentena. Desde 23 de março, de acordo com a Fiscalização do Comércio, foram registradas cerca de 700 orientações de Norte a Sul da cidade.
“Nosso objetivo não é penalizar o comerciante, mas proteger a população contra esse vírus que tem feito cada vez mais vítimas não só em Caraguatatuba, mas no mundo”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Segundo ele, essa força-tarefa serve para reforçar a necessidade do fechamento dos estabelecimentos enquanto o decreto estiver em vigor. Os comércios flagrados em atividades serão orientados. Caso descumpram a lei, poderão ser autuados e terem o alvará cassado.
Podem ficar abertos por serem considerados serviços essenciais supermercados, farmácias, clínicas médicas públicas e privadas, bancos, clínicas veterinárias e odontológicas para casos de emergência, delivery alimentício com equipe reduzida, cartórios, casas de ração (exceto pets), transportadoras para serviços essenciais, padarias (sem atendimento em mesa), quitandas, correios, açougue, peixaria (com metade da ocupação), laboratórios e empresas de gás de cozinha.
No entanto, devem obedecer algumas restrições estabelecidas no decreto, como o número máximo de 50% da capacidade constante no AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros). (veja arte completa).
Desde o dia 23 de março foram identificados 240 estabelecimentos que, por um motivo ou outro, abriram e, dessa forma, se tornaram irregulares. Coube aos fiscais informarem sobre a desobediência.
Lojas de roupas, esportes, imobiliária, escritórios em geral são exemplos que devem permanecer fechados.
Denúncias podem ser feitas pelo Canal 156 ou 190, da Polícia Militar, que tem atuado nesses casos uma vez que o decreto estadual proíbe a abertura de vários tipos de estabelecimentos.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Secretaria de Serviços Públicos promove zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli (Residencial Nova Caraguá 1), Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Jardim do Sol e Cocanha. Desde segunda-feira (28/4), grupos de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos limpam ruas, praças, quadras