Pesquisar No Site

Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)

Publicado em: 25/03/2020
Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)
Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que retomará a vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira (26). As doses serão aplicadas somente em domicílio, com o objetivo de evitar aglomeração e deslocamento do público-alvo, os idosos.

Na 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início na segunda-feira (23), Caraguatatuba recebeu apenas 4.900 doses que se esgotaram em menos de três horas.

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e a coordenadora da Atenção Básica, Amélia Maria Ferreira, explicaram que as equipes de saúde da família das 11 Unidades Básicas de Saúde estarão realizando, de casa em casa, a vacinação dos idosos.

“Faremos um cronograma para atender a todos, nesta e na próxima semana. Fiquem tranquilos. Vocês receberão a visita de uma equipe em suas casas”, afirmou Amélia.

Sobre os idosos que não têm cadastro em uma das UBS do município, a secretária adjunta esclareceu que essas pessoas ou responsáveis devem ligar para a unidade do bairro onde moram e efetuar a inscrição.

Sobre os profissionais de Saúde que também devem ser vacinados nessa 1ª fase, a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, disse que cada um também receberá a vacina na unidade em que trabalha ou do bairro onde reside.

Essa vacina é composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.

Calendário

A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e se estende até o dia 15 de abril. É voltada, especificamente, para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.

A 2ª fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Confira aqui o telefone de todas as Unidades Básicas de Saúde:

UBS Tinga: 3883-3277
UBS Jaraguazinho: 3883-3500
UBS Sumaré: 3883-9106
UBS Morro do Algodão: 3887-9100
UBS Massaguaçu: 3884-1999
UBS Porto Novo: 3888-3001
UBS Perequê-Mirim: 3885-1800
UBS Jetuba: 3884-4090
UBS Tabatinga: 3884-5700
UBS Casa Branca: 3886-9930

 

Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Interessados em cantar no Água Viva Coral têm audições nesta terça e quinta-feira
Interessados em cantar no Água Viva Coral têm audições nesta terça e quinta-feira

O Água Viva Coral, de Caraguatatuba, realiza uma nova rodada audições para novas vozes que poderão compor o grupo. O encontro ocorre na próxima terça-feira (10) e na quinta-feira (12) das 18h às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo Whatsapp (43) 9

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/06/2025
Nota Oficial - Pesar
Nota oficial – Pesar

O governo municipal de Caraguatatuba manifesta pesar pelo falecimento de Lúcio Fernandes, ocorrido nesta sexta-feira (6), aos 77 anos. Figura histórica da política local, Lúcio foi vereador por três mandatos consecutivos, entre as legislaturas de 1977 a 1992, além de presidir a Casa de Leis no biênio 1981 a 1983.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 06/06/2025
Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira
Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba promove nesta quinta-feira (12) duas ações de conscientização em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As atividades ocorrem às 9h e às 13h30, respectivamente no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do bairro Perequê-Mirim e nos comércios da

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 10/06/2025
Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba
Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba

O Coletivo Teatral Rocambole Cósmico apresenta “A Farsa da Boa Preguiça”, uma montagem adaptada da obra de Ariano Suassuna com classificação livre e entrada gratuita. Neste sábado (21) e no próximo (28), tem sessão às 15h e também às 16h30 na Praça do Caiçara. No domingo (22), às 16h, o Auditório

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/06/2025
Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025
Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025

Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. A Fundação Educacional e Cultural de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/05/2025