Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba redobra cuidados com idosos durante pandemia do Covid-19

Prefeitura de Caraguatatuba redobra cuidados com idosos durante pandemia do Covid-19
A Prefeitura de Caraguatatuba redobrou os cuidados com o idoso, devido ao novo coronavírus (Covid-19). Diversas medidas de prevenção foram adotadas para evitar que este público saia de casa, já que, integram o grupo de risco vulnerável à ação do vírus.
Em relação à vacina contra a Gripe Influenza, os idosos acamados receberão as doses em casa. A família pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e solicitar a vacinação domiciliar.
Os idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI) já começaram a receber a imunização. O novo lote de vacinas está previsto para chegar ao município na sexta-feira (27/3).
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) inicia a partir desta quarta-feira (25/3), o acompanhamento de 57 usuários, entre idosos e pessoas com deficiência, inseridos no serviço de Centro Dia.
Inicialmente, nesta semana, 10 usuários identificados com maior vulnerabilidade serão visitados. A ação será dividida por três equipes, formada no total, de sete profissionais de diversas áreas, três cuidadores de idosos e dois técnicos de enfermagem. Na visita serão avaliadas as condições de higiene, alimentação e saúde.
Os demais casos serão acompanhados por telefone com entrevistas e anamnese especializada. Caso seja identificada alguma situação mais grave, será realizada a visita domiciliar, para identificar alguma vulnerabilidade e qualquer situação de violência.
O Centro Dia é um espaço de acolhimento para idosos semidependentes, em que as famílias não têm condições de oferecer atenção e cuidado durante o dia. No local é ofertado alimentação, oficinas diversas, área de descanso, sala de convivência com TV e acompanhamento técnico. Como medida de prevenção, o serviço está suspenso.
Os 20 idosos residentes no Programa Vila Dignidade também recebem acompanhamento de um técnico no espaço, com orientações para que redobrem os cuidados nesta época e o risco de sair de casa. A partir de quarta-feira (25), serão promovidas atividades recreativas no espaço diariamente, como forma de entreter os moradores.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Caraguatatuba oferece 146 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 146 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,