Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental firmam parceria para fiscalizar ocupações e construções irregulares
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental firmam parceria para fiscalizar ocupações e construções irregulares
Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba e da Polícia Ambiental se reuniram nesta quinta-feira (-5/03) para definirem protocolo de ação em caso de ocupações e construções irregulares.
No dia anterior, uma ação em conjunto entre o órgão estadual e as Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente flagrou casos de crime ambiental no bairro Golfinhos, Região Sul da cidade.

#PraCegoVer: Representantes da Prefeitura e da Polícia Ambiental estão sentados à mesa em uma sala de reunião (Foto: Divulgação/PMC)
Conforme informações do tenente Jonas Stanich Conde, comandante do Pelotão da Polícia Ambiental de Caraguatatuba, o objetivo do protocolo é que após seus policiais identificaram algum tipo de infração em áreas de conservação, Preservação Ambiental, Parque Estadual, as equipes da Prefeitura possam chegar para dar o apoio logístico na remoção de materiais e mesmo demolição de construções ilegais, tudo isso em, um período máximo de 48 horas.
“Nosso objetivo é prevenir as degradações ambientais, porém, quando elas ocorrerem, que as construções irregulares sejam desfeitas o mais breve possível para que não sejam incentivadas novas degradações e ocorra a efetiva recuperação ambiental”, diz o comandante.
Para o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esse protocolo fortalece o Poder Público no combate às invasões de áreas e desmatamentos. “Intensificaremos a fiscalização em áreas passíveis de invasão”.
Um exemplo foi a fiscalização conjunta realizada nesta quarta-feira quando os fiscais da prefeitura e policiais ambientais flagraram duas construções irregulares no Golfinhos, com o desmatamento de vegetação nativa, como cinco árvores da espécie embaúba, e outra ação com início de obra.
Pelos crimes, a Polícia Ambiental lavrou auto de infração no valor de R$ 23 mil, sendo R$ 10 mil para cada um dos dois homens flagrados no ato da fiscalização pelo descumprimento do embargo da obra e R$ 300 para cada um pelo corte de cada uma das cinco árvores.
Willian Xavier, diretor de fiscalização e monitoramento ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, também entende que essa parceria é importante porque vai agilizar o combate aos crimes ambientais e sem burocracia. “Com essa nova diretriz do Estado, o processo será mais ágil e vamos dar o apoio logístico”, destacou.
A reunião desta quinta-feira contou, ainda, com a participação de Bruna Gandufe, diretora de Projetos da Secretaria do Meio Ambiente, que destacou que o poder público municipal pode ocupar áreas degradadas com o plantio de mudas.
Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 112 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (24). Ao todo, estão disponíveis 112 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista
A equipe sub-15 do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino começou sua participação no torneio da Região III da Federação Paulista de Basketball com duas vitórias e assumiu a liderança da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio do CTI, em Taubaté, no último sábado (30). Representando Caraguatatuba, o time venceu
Ações contínuas do Programa “Pontes para o Futuro” garantem segurança e ordenamento urbano em Caraguatatuba
O Programa “Pontes para o Futuro”, uma parceria entre a Concessionária Tamoios e a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou mais uma ação na manhã da última terça-feira (9), em dois pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como objetivo promover o ordenamento e limpeza dos espaços públicos, melhorar as condições urbanas
Fiscalização ambiental realiza 27 ações na segunda quinzena de maio em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou 27 ações de fiscalização ambiental na segunda quinzena de maio. As atividades ocorreram em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a Polícia Militar Ambiental, por meio da Operação Delegada e resultaram na emissão de 18 notificações preliminares e quatro autos
Caraguatatuba conquista 11 medalhas no Campeonato Regional de Hapkido em São Paulo
Atletas de Caraguatatuba participaram do Campeonato Regional de Hapkido 2026, realizado no sábado (20), em São Paulo, e retornaram com 11 medalhas na bagagem. Ao todo, a equipe caraguatatubense conquistou três ouros, três pratas e cinco bronzes. Entre os destaques da competição esteve Verônica Orrutia, que garantiu duas medalhas de