Pesquisar No Site
UPA Sul: mais de 3 mil atendidos desde a inauguração e pacientes elogiam
UPA Sul: mais de 3 mil atendidos desde a inauguração e pacientes elogiam
Desde o dia 19 de fevereiro, a Região Sul de Caraguatatuba ganhou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

#PraCegoVer: Um homem realiza uma consulta com uma médica. Os dois estão dentro de uma sala. Ele usa camiseta azul (Foto: Divulgação/PMC)
Dentro do consultório 1, climatizado e arejado, os irmãos Zion, 8 anos, e Layla Ribeiro, 9 anos, estavam sentados ao lado da mãe, que aguardava atenta o diagnóstico médico com o raio-x e os resultados dos exames, realizados na própria unidade para receber medicação.
“Zion não tem hora para ficar doente, pois ele tem asma e faz tratamento com alergista. A situação requer muita atenção, agilidade e qualidade no atendimento”, relatou a mãe das crianças, Suelen Ribeiro, de 35 anos, dona de casa e moradora do bairro Perequê-Mirim.
Desta vez, ninguém precisou acordar tão cedo para tomar ônibus e se locomover até uma UPA. “São vários benefícios, o principal deles é a comodidade. Como é perto de casa, eu vim com eles a pé. Se acordar e estiver passando mala gente corre para a UPA”.

#PraCegoVer: Enfermeira segura o prontuário de uma paciente em mãos. Ela usa colete azul e roupas brancas. No balcão, está uma mulher esperando para ser atendida (Foto: Divulgação/PMC)
Como toda mãe, cautelosa e preocupada com a saúde das crianças, Suelen busca um atendimento de qualidade, atencioso e humanizado e disse que encontrou tudo isso na UPA Sul.
O que todo mundo espera de uma consulta médica? Para Iolanda Quintino de Miranda, de 48 anos, é “ser tratado da melhor maneira possível, receber a medicação, com atenção e cuidado e voltar para casa bem. Foi o que recebemos no atendimento da UPA Sul”.
A mãe, dona Elydia Aparecida de Miranda, de 80 anos, morada no bairro Barranco Alto há quase seis décadas, foi à UPA Sul para receber atendimento após ter se queixado de dores nas articulações do corpo.
Sentada ao lado da mãe, na sala de aplicação de medicamentos, Iolanda contou que “o médico e equipe de enfermagem foram muito cuidadosos e carinhosos no atendimento e na aplicação do medicamento. A UPA Sul está ótima e mais perto. A gente não precisa mais ir até a região central para uma consulta”, pontuou.
Desde sua inauguração, no dia 19 de fevereiro, até esta segunda-feira (02/03), a UPA Sul já realizou cerca de 3,3 mil atendimentos, divididos nos serviços de clínica médica, emergências e pediatria. Somente em consultas pediátricas, a unidade atendeu 746 crianças.
Outro dado importante é a quantidade de atendimentos prestados pela equipe da USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida) do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), conjugada e inaugurada com a UPA Sul. O número de atendimentos já ultrapassa os 200.
Serviço – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul está de portas abertas 24 horas para atender qualquer pessoa. O endereço é: Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê Mirim.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Estudantes premiados no Curta Caraguá participam de visita ao set do longa “Clamor”
Estudantes da EMEF Profº Euclydes Ferreira participaram de uma visita exclusiva ao set de filmagens do longa-metragem “Clamor”, em Santos (SP), na terça-feira (26). A atividade integrou uma premiação especial concedida durante a cerimônia do ‘Curta Caraguá’ 2025, pelo curta estudantil “A Esperança”, produção que chamou a atenção do produtor
Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes
A equipe de karatê de Caraguatatuba participou de uma competição realizada em Mogi das Cruzes e voltou para casa com importantes resultados. Entre os destaques da delegação caraguatatubense, Lyedson Soares conquistou o primeiro lugar no kumite, enquanto Marcos Benício garantiu o ouro no kata e ainda ficou com a segunda
Programa Ruas da Esperança realiza novas abordagens e encaminhamentos em Caraguatatuba
As ações do Programa Ruas da Esperança seguem diariamente em Caraguatatuba, com foco no acolhimento humanizado, orientação social, garantia de direitos e atendimento digno às pessoas em situação de rua. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social, por meio das equipes de abordagem social, com apoio integrado da
Prorrogadas inscrições para novos Conselheiros Titulares e Suplentes do Comdefi em Caraguatatuba
Foram prorrogadas até o dia 17 de junho, as inscrições para o processo eleitoral para escolha dos Conselheiros representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) para a gestão 2026-2029. Foram prorrogadas até o dia 17 de junho, as inscrições para o processo eleitoral
Atletas de Caraguatatuba conquistam 16 medalhas em torneio regional da Federação Aquática Paulista
A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque no 4º Torneio Regional da 6ª Região da Federação Aquática Paulista (FAP), disputado no Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba, no último sábado (16). Os atletas somaram 16 medalhas entre provas individuais e confirmaram o bom momento da modalidade no município.