Pesquisar No Site
Pró-Mulher de Caraguatatuba prepara programação especial
Pró-Mulher de Caraguatatuba prepara programação especial
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) preparou uma programação completa e especial de trabalhos diferenciados para atender as munícipes. Uma combinação de cuidados com a saúde, como dicas de prevenção, entre momentos de conversa e reflexão sobre as ações femininas na sociedade.

#PraCegoVer: Enfermeira auxilia na realização de mamografia em uma paciente (Foto: Divulgação/PMC)
Com temas específicos e abordagens de prevenção voltadas para as mulheres, as atividades do Pró-Mulher se iniciam com uma roda de conversa, entre médicos e enfermeiros da unidade, que irá debater e esclarecer dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), o autocuidado e a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).
As ações começam na terça-feira (3), com duas turmas em dois horários: 8h30 e 14h. Na quarta (4) e quinta-feira (5), o Pró-Mulher disponibilizará apenas um horário para a roda de conversa, às 14h.
O Pró-Mulher realiza, também, nesta semana o agendamento para o papanicolau, exame preventivo do câncer de colo do útero, em mulheres de 40 a 50 anos, uma faixa etária com alto índice de mortalidade de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para 2020, a estimativa do INCA é que surjam 16.590 novos casos da doença no País.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Celina Medalha, “o preventivo (papanicolau) será realizado em mulheres que nunca realizaram a coleta deste material, ou seja, a ação será focada em um grupo específico de mulheres”.
Outra preocupação da unidade, com relação à saúde da mulher, é a mamografia. Nesta semana, mulheres acima de 40 anos que nunca fizeram esse tipo de procedimento, também deverão procurar o Pró-Mulher presencialmente para o agendamento do exame, que está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, Sumaré.
Na sexta-feira (6), as mulheres poderão participar de um encontro, ministrado pela enfermeira Nara Moraes, que irá discutir o empoderamento feminino, um dos assuntos mais importantes da atualidade. Além disso, no final do encontro, o Pró-Mulher fará um momento especial com automaquiagem.
Para participar da roda de conversa e do encontro, é necessário realizar a inscrição pelo telefone (12) 3897-3500. No mesmo contato, as mulheres que nunca coletaram o preventivo (papanicolau) poderão realizar o agendamento do exame, a partir desta segunda-feira (2). As ligações podem ser realizadas durante o horário de funcionamento da unidade, das 8h às 17h.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Vôlei adaptado de Caraguatatuba estreia no Ranking CBVA em Pindamonhangaba
A equipe de Caraguatatuba disputou, no último sábado (28), a 1ª etapa do Ranking da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), realizada em Pindamonhangaba. A competição, organizada pela Super Liga de Vôlei Adaptado, reuniu representantes de 14 cidades. O município foi representado por 13 atletas: Arlete, Lila, Regina, Rosana, Fátima
Praça Jorge de Castro, no Travessão, recebe peça teatral “Florilégio” neste sábado
Visitantes e moradores de Caraguatatuba estão convidados a prestigiar neste sábado (11/4), às 10h, na Praça Jorge de Castro, no bairro Travessão, o espetáculo “Florilégio”, do grupo Pombas Urbanas, de São Paulo. A apresentação é gratuita. O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo
Skate de Caraguatatuba sobe ao pódio na 1ª etapa do Circuito GrowUp
A equipe de skate de Caraguatatuba participou da 1ª etapa do Circuito GrowUp Vale-Litoral, realizada no domingo (29), em Pindamonhangaba. O evento contou com cerca de 120 atletas. Caraguatatuba foi representada por 11 atletas, com destaques em diversas categorias. No infantil, Kennedy Bernardo (2º), Oliver Couto (4º) e Heitor Miguel
Caraguatatuba inicia curso de Promotoras Legais Populares para fortalecimento dos direitos das mulheres
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última terça-feira (24), o cerimonial de abertura do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no Indaiá. A formação é voltada a mulheres referenciadas pelos equipamentos socioassistenciais
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 13 aprovados do processo seletivo de agente de apoio escolar
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 13 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima quinta-feira (16/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos