Pesquisar No Site
Conselho da Criança e do Adolescente dá dicas sobre cuidados durante o Carnaval

Conselho da Criança e do Adolescente dá dicas sobre cuidados durante o Carnaval
Com a chegada do Carnaval, a preparação para a folia deve envolver atenção às crianças e adolescentes que participam da festa. O cuidado envolvem atitudes básicas do dia a dia, mas também em locais com aglomerações de pessoas.

#PraCegoVer: Arte com informações sobre o bloco dos direitos das crianças e adolescentes. (Imagem: Divulgação /PMC)
Pensando nisso, para orientar os pais e responsáveis, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Caraguatatuba, divulgou uma série de dicas de cuidados e atitudes preventivas, para que a diversão seja garantida.
A presidente do CMDCA, Cíntia Alves, ressalta que durante todo o período do Carnaval o Conselho Tutelar e CMDCA realizarão atos de conscientização e, o Conselho Tutelar estará atento às denúncias. “É Carnaval! A cidade está movimentada e as festas ocorrem em diversos bairros da cidade. Todo nosso trabalho é realizado em parceria com a prefeitura municipal, o que não reduz a importância do apoio de toda a população. O papel vigilante da sociedade é fundamental para a preservação e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse.
Combate ao assédio infantil
Podem vir a ocorrer em aglomerados de pessoas, onde potenciais abusadores podem aproveitam o descuido para entrar em ação.
Prefira locais mais tranquilos, onde seus filhos possam aproveitar acompanhados de crianças da mesma faixa etária, e que possam ser vigiados sempre. Não deixem seus filhos com pessoas estranhas.
O Carnaval em Caraguatatuba também foi pensado para atender ao público mirim. Na programação do “Carnaval de antigamente” haverá matinês na Praça Cândido Mota de sábado à terça-feira (22 a 25), das 14h às 17h.
Crianças em situação de abandono
Crianças menores devem usar pulseiras com identificação dos responsáveis, tanto na praia quanto na folia. Orientem os maiores a procurarem ajuda da Policia Militar ou já estabeleçam um ponto de encontro.
Em caso de desaparecimento, procure a delegacia mais próxima. O registro do Boletim de Ocorrência deve ser feito imediatamente quando se identifica o sumiço. Não é necessário esperar para fazer a comunicação à polícia.
Bebidas alcoólicas
Outra grande preocupação é com o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescente. Lembramos que a Lei nº 13.106 de 2015 tornou crime a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para este público, reforçando o que já previa o ECA em seus artigos 81 e 243.
De acordo com a lei, é proibido “fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”. A Lei prevê pena de 2 a 4 anos de detenção e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação, e medida administrativa de interdição do estabelecimento.
Denúncias
Em caso de violação à integridade da criança e do adolescente a denúncia também pode ser realizada através do Disque 100. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.
Siga as dicas e garanta um carnaval seguro:
- Identifique as crianças com a carteirinha ou pulseiras;
- Não deixe, em nenhum momento, as crianças sozinhas;
- Cuide da hidratação e alimentação;
- Use fantasias leves e calçados confortáveis;
- Evite permanecer com suas crianças em grandes aglomerados e tumultos;
- Evite subir com crianças em trios elétricos;
- Oriente seu filho a evitar contato, carona, alimento ou presentes de pessoas estranhas;
- Oriente as crianças a procurar o policial mais próximo caso ela se perca ou precise de ajuda;
- Evite levar objetos de valor como brincos, colares, relógios, óculos e carteira com muito dinheiro;
- Evite usar o telefone celular no meio da multidão.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de