Pesquisar No Site

Conselho da Criança e do Adolescente dá dicas sobre cuidados durante o Carnaval

Conselho da Criança e do Adolescente dá dicas sobre cuidados com crianças e adolescentes durante o Carnaval
Conselho da Criança e do Adolescente dá dicas sobre cuidados durante o Carnaval

Com a chegada do Carnaval, a preparação para a folia deve envolver atenção às crianças e adolescentes que participam da festa. O cuidado envolvem atitudes básicas do dia a dia, mas também em locais com aglomerações de pessoas.

#PraCegoVer: Arte com informações sobre o bloco dos direitos das crianças e adolescentes. (Imagem: Divulgação /PMC)

Pensando nisso, para orientar os pais e responsáveis, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Caraguatatuba, divulgou uma série de dicas de cuidados e atitudes preventivas, para que a diversão seja garantida.

A presidente do CMDCA, Cíntia Alves, ressalta que durante todo o período do Carnaval o Conselho Tutelar e CMDCA realizarão atos de conscientização e, o Conselho Tutelar estará atento às denúncias. “É Carnaval! A cidade está movimentada e as festas ocorrem em diversos bairros da cidade. Todo nosso trabalho é realizado em parceria com a prefeitura municipal, o que não reduz a importância do apoio de toda a população. O papel vigilante da sociedade é fundamental para a preservação e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse.

Combate ao assédio infantil

Podem vir a ocorrer em aglomerados de pessoas, onde potenciais abusadores podem aproveitam o descuido para entrar em ação.

Prefira locais mais tranquilos, onde seus filhos possam aproveitar acompanhados de crianças da mesma faixa etária, e que possam ser vigiados sempre. Não deixem seus filhos com pessoas estranhas.

O Carnaval em Caraguatatuba também foi pensado para atender ao público mirim. Na programação do “Carnaval de antigamente” haverá matinês na Praça Cândido Mota de sábado à terça-feira (22 a 25), das 14h às 17h.

Crianças em situação de abandono

Crianças menores devem usar pulseiras com identificação dos responsáveis, tanto na praia quanto na folia. Orientem os maiores a procurarem ajuda da Policia Militar ou já estabeleçam um ponto de encontro.

Em caso de desaparecimento, procure a delegacia mais próxima.             O registro do Boletim de Ocorrência deve ser feito imediatamente quando se identifica o sumiço. Não é necessário esperar para fazer a comunicação à polícia.

Bebidas alcoólicas

Outra grande preocupação é com o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescente. Lembramos que a Lei nº 13.106 de 2015 tornou crime a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para este público, reforçando o que já previa o ECA em seus artigos 81 e 243.

De acordo com a lei, é proibido “fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”. A Lei prevê pena de 2 a 4 anos de detenção e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação, e medida administrativa de interdição do estabelecimento.

Denúncias

Em caso de violação à integridade da criança e do adolescente a denúncia também pode ser realizada através do Disque 100. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.

Siga as dicas e garanta um carnaval seguro:

  • Identifique as crianças com a carteirinha ou pulseiras;
  • Não deixe, em nenhum momento, as crianças sozinhas;
  • Cuide da hidratação e alimentação;
  • Use fantasias leves e calçados confortáveis;
  • Evite permanecer com suas crianças em grandes aglomerados e tumultos;
  • Evite subir com crianças em trios elétricos;
  • Oriente seu filho a evitar contato, carona, alimento ou presentes de pessoas estranhas;
  • Oriente as crianças a procurar o policial mais próximo caso ela se perca ou precise de ajuda;
  • Evite levar objetos de valor como brincos, colares, relógios, óculos e carteira com muito dinheiro;
  • Evite usar o telefone celular no meio da multidão.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024