Pesquisar No Site
Banco de Alimentos de Caraguatatuba ensina alunos a reaproveitar e combater desperdícios
Banco de Alimentos de Caraguatatuba ensina alunos a reaproveitar e combater desperdícios
Você costuma jogar fora, talos, cascas e folhas? Que tal fazer o aproveitamento Integral dos alimentos para se beneficiar de tudo o que eles podem oferecer?

#PraCegoVer: Professora que está em pé explica aos alunos como aproveitar os alimentos integralmente (Fotos: Divulgação/PMC)
É com esse objetivo de combater o desperdício e a fome que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba, por meio do Banco de Alimentos realizaram nesta quinta-feira (13/02), mais um curso de Aproveitamento Integral de Alimentos.
Com uma gama repleta de informações o curso abordou questões a repeito dos alimentos que são desperdiçados no mundo e no Brasil, formas de minimizar os descartes, histórias de microempreendedores individuais que utilizaram integralmente alimentos que antes eram desperdiçados e transformaram em pratos gostosos e sofisticados, além de uma degustação de patê de cenoura e suco de cenoura com limão.
Segundo a nutricionista, Cíntia Franciele de Araújo, no mundo cerca de um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado, mais de 1 bilhão 300 milhões de toneladas anuais gerando consequências como: aumento de 8% a 10% nas emissões de gases de efeito estufa, descarte de alimentos perfeitamente comestíveis que são rejeitados pelos padrões estéticos e de qualidade pelos distribuidores, compras grandes e porções exageradas, fome e desnutrição, além dos desperdícios de recursos naturais.
Microempreendedora Individual e participante do curso, Eduarda Soares, 22, trabalha como autônoma com a venda de bolos, pães, tortas e biscoitos. A jovem empreendedora viu no curso uma oportunidade de adquirir conhecimento e colocar em prática o que aprendeu para contribuir com a diminuição do desperdício e poder economicamente aumentar sua renda. “Nesta aula eu pude aprender realmente que aproveitar os alimentos integralmente é simples, fácil e o melhor, é saudável. Todas as pessoas podem levar para os seus lares essas técnicas e dicas colocando em prática nas suas refeições do dia a dia ou até mesmo em seus produtos que serão vendidos” destaca.
Nos lares brasileiros o desperdício chega a R$1 mil por família ao ano, valor comparado ao salário mínimo nacional sem considerar perdas em restaurantes, hotéis, empresas e escolas. Este valor reapresenta apenas o gasto com a compra dos alimentos mais desperdiçados como: arroz e feijão (38%), carne (20%) e frango (15%) sem levar em conta o custo com o preparo, que inclui gás de cozinha, água, óleo e entre outros recursos.
Cíntia ainda ressalta que, assim como as ações do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba contribuem para o combate a fome, ao desperdício por meio de doações de alimentos que estão fora dos padrões de comercialização e próprios para o consumo. “É preciso que a população reveja seus hábitos e maneiras de consumir os alimentos e procure por informações para combater o alto número de descarte mundial. Se cada um de nós fizer nossa parte conseguiremos diminuir não somente a fome no mundo, mas preservar o meio ambiente” destacou.
Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Campeonato Paulista de BMX retorna a Caraguatatuba nos dias 26 e 27 de setembro
A 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing tem nova data e será realizada nos dias 26 e 27 de setembro, em Caraguatatuba. A competição, que estava prevista para o último fim de semana, foi suspensa em razão das condições climáticas na região, com o objetivo de preservar a
Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (14), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP
Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram do lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. O evento foi realizado na terça-feira (22), no Centro de Operação Integrado (COI) da empresa, em São José dos Campos. A apresentação foi antecipada
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba
Na madrugada de domingo (20), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foram informados por um munícipe que circulava pelas imediações em uma motocicleta, que havia presenciado disparos de arma de fogo efetuados para o alto por um indivíduo que conduzia um Chevrolet Cruze, de cor branca, em via
Atleta do Basquetebol que teve trajetória em Caraguatatuba é convocado pela CBB
A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) convocou atletas das categorias de base para um “Camp” de formação na cidade de Mogi das Cruzes em setembro, entre eles o atleta Bruno Barros Azevedo Graça, da categoria Sub-14. A convocação representa uma oportunidade para o atleta ampliar sua experiência e buscar espaço