Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Marinha notificam 12 embarcações e apreendem uma em fiscalização nas praias
Prefeitura de Caraguatatuba e Marinha notificam 12 embarcações e apreendem uma em fiscalização nas praias
Uma operação conjunta realizada no final de semana – 31 de janeiro a 2 de fevereiro – pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com Marinha do Brasil nas praias do município terminou com 36 abordagens, sendo 12 notificações e uma apreensão de um jet ski conduzido por um menor.

#PraCegoVer: Secretário e fiscais de Urbanismo estão em um embarcação e são acompanhando logo atrás por agentes da Marinha do Brasil (Foto: Divulgação/PMC)
O objetivo era fiscalizar o tráfego de embarcações e equipamentos náuticos que possam colocar em risco a integridade física dos cidadãos nas praias e rios navegáveis do município. A ação contou também com o apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).
Entre as informações identificadas havia falta de equipamentos de salvatagem (coletes), de porte de documentos da embarcação e do condutor, protocolo de título da embarcação vencido, menor conduzindo moto aquática, rebocador banana boat sem proteção do hélice, além de usuários navegando a menos de 200 metros da arrebentação.
Uma das infrações mais graves, que terminou com a apreensão de equipamento, foi registrada na Tabatinga onde um menor de 14 anos foi flagrado pilotando uma moto aquática (jet ski). Embora o pai estivesse atrás, por ser menor de 18 anos o adolescente não tem habilitação. O pai foi notificado para comparecer na Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião para apresentar recurso.
Pela Secretaria de Urbanismo, o fiscal de Posturas Alex Catapani, flagrou um piloto diferente do credenciado na condução de uma lancha que levava um banana boat e uma raia demarcatória danificada. As duas ocorrências foram na Praia da Mococa.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destacou a preocupação da Prefeitura com os banhistas. “Existem regras que devem ser cumpridas por quem trabalha com atividades náuticas e usuários”.
Ainda conforme ele, essa fiscalização será realizada em outros dias. “Essa parceria é muito importante para a segurança de todos. Inclusive no sábado, contamos com a presença do Capitão de Fragata Adriano Vieira de Souza, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, o que mostra a preocupação com nossos banhistas”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana
Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24/9) as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Caraguá”. O festival, que neste ano chega à sua 10ª edição, reúne categorias estudantis e abertas, ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes formas de criação audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (30) a última edição da temporada do programa Rua da Família, levando esporte, cultura, lazer e serviços gratuitos para a Avenida da Praia, no Centro. A programação ocorre das 8h às 12h com participação aberta a moradores, turistas e visitantes. Durante a manhã,
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das
Caraguatatuba promove Jornada Esportiva em homenagem aos profissionais de Educação Física
Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (2), uma Jornada Esportiva voltada aos profissionais da rede. O encontro ocorreu na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com uma programação
Caraguatatuba leva vacinação a supermercados e outros pontos da cidade nesta sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (4) mais uma ação de vacinação extramuros em locais de grande circulação de pessoas. As equipes estarão em três pontos da cidade com vacinas contra sarampo, febre amarela e influenza. No Supermercado Shibata, na Avenida Presidente Campos Sales, 297,