Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Campanha de Vacinação contra sarampo em fevereiro com foco em crianças e jovens
Caraguatatuba realiza Campanha de Vacinação contra sarampo em fevereiro com foco em crianças e jovens
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir do dia 10 de fevereiro a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo focada em crianças e jovens com idades entre cinco e 19 anos. O Dia D de mobilização está marcado para dia 15 de fevereiro.
No ano passado foram registrados 11 casos positivos da doença no município, sendo um deles na faixa etária de cinco e 19 anos. Nenhum dos casos veio a óbito.

#PraCegoVer: De costas, paciente recebe a vacina contra sarampo no braço. A enfermeira aplica a vacina. As duas estão em uma sala, com mesa e cadeiras (Foto: Divulgação/PMC)
A campanha segue até o dia 13 de março e tem como objetivo imunizar aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma.
Crianças, jovens e adultos com idades entre seis meses e 29 anos que possuem apenas uma dose da vacina estão com o esquema incompleto. Nessa faixa etária, o correto é que cada pessoa tenha tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
A Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica da doença são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.
Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção da UBS Tabatinga, e qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteirinha de vacinação.
A 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo será realizada do dia 3 ao 31 de agosto, com o Dia D de mobilização marcado para dia 22 de agosto. Nessa fase, o público-alvo serão pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
10º Festival de Cinema Curta Caraguá segue até 29 de outubro com exibições de filmes e cerimônia de premiação
A programação do 10º Festival de Cinema Curta Caraguá, que teve início no último dia 15, segue até o dia 29 de outubro com diversas atrações gratuitas, como exibições de filmes, mostras audiovisuais e cerimônia de premiação. Nesta quinta-feira (22), o festival exibe às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, o
Caraguatatuba participa de workshop sobre cultivo e aproveitamento de algas marinhas
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou, nos dias 26 e 27 de setembro, do Workshop Algas Marinhas: Cultivo & Cultura, realizado no Espaço Cultural Batuíra, em São Sebastião. A atividade foi promovida pelo Projeto Mar é Cultura e reuniu produtores, pesquisadores, comunidade, representantes do poder
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar
Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana
A Copa Metropolitana de Basquete Sub-17 chega a Caraguatatuba para mais uma rodada da competição no dia 10 de outubro, às 14h. A equipe enfrenta o Tênis Clube Taubaté, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Líder da competição, Caraguatatuba chega ao confronto invicta e com 100% de aproveitamento, em
Educação de Caraguatatuba cria 12 soluções digitais e leva tecnologia da gestão à sala de aula
De uma ferramenta para agilizar a resposta das escolas após eventos extremos da natureza a sistemas para acompanhar estudantes, corrigir avaliações, organizar competições e até facilitar o pedido de uniformes pelas famílias. Em aproximadamente dois meses, o Setor de Tecnologia da Secretaria de Educação de Caraguatatuba desenvolveu, atualizou ou estruturou