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Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

Publicado em: 23/01/2020
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio desta nota informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – conta com uma Central de Regulação Operacional localizada no município de São Sebastião, sendo responsável pela regulação das ocorrências nas quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A Prefeitura de São Sebastião emitiu nota em sua página de uma rede social, informando problemas na principal linha telefônica que é responsável pela liberação das demais chamadas (nota na íntegra no final).

O porta-voz da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, Andre Leandro, esclarece que os problemas na Central de Regulação em São Sebastião impactam diretamente o atendimento em nosso município.

“O sistema informatizado ficou indisponível havendo a necessidade de operação manual das ocorrências, mas esta questão foi solucionada. Permanece indisponível o sistema de rádio comunicação o que afeta o controle de despacho das ocorrências e a comunicação entre as equipes”, disse.

Na prática, o que ocorre é que sem o sistema de rádio comunicação não é possível controlar e acompanhar a localização das ambulâncias, impactando o tempo de resposta do atendimento das equipes, que precisam retornar à base para receberem nova ocorrência.

A indisponibilidade no serviço de rádio comunicação afeta também a comunicação entre as equipes de atendimento com o médico regulador, levando os funcionários a utilizarem seus telefones particulares para realizarem o contato.

Nota da Prefeitura de São Sebastião

Em nota publicada hoje (23/01) na página do Facebook, “a Prefeitura de São Sebastião informou que na madrugada desta quinta-feira (23) a principal linha telefônica do SAMU que é responsável pela liberação das demais chamadas enfrentou problemas. Técnicos da empresa VIVO foram chamados e estão trabalhando para solucionar o ocorrido.

A Prefeitura informa que em caso de dificuldades de contato com o telefone 192, os usuários e munícipes podem ligar no telefone 193 (Bombeiros) que as ocorrências serão prontamente repassadas ao SAMU via rádio”.

SAMU

O serviço que funciona de forma ininterrupta, 24h por dia, recebendo ligações e prestando atendimento de urgência e emergência a cerca de 350 mil habitantes, das quatro cidades que compõe a regional Litoral Norte.

No SAMU, o primeiro atendimento é prestado por telefonistas, e posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador. Esse profissional é quem faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio ou não de uma ambulância até o local da ocorrência.

A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de suporte básico (USB) ou de suporte avançado (USA).

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

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