Pesquisar No Site

Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

Publicado em: 23/01/2020
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU
Nota sobre a Central de Regulação do SAMU

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio desta nota informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – conta com uma Central de Regulação Operacional localizada no município de São Sebastião, sendo responsável pela regulação das ocorrências nas quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A Prefeitura de São Sebastião emitiu nota em sua página de uma rede social, informando problemas na principal linha telefônica que é responsável pela liberação das demais chamadas (nota na íntegra no final).

O porta-voz da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, Andre Leandro, esclarece que os problemas na Central de Regulação em São Sebastião impactam diretamente o atendimento em nosso município.

“O sistema informatizado ficou indisponível havendo a necessidade de operação manual das ocorrências, mas esta questão foi solucionada. Permanece indisponível o sistema de rádio comunicação o que afeta o controle de despacho das ocorrências e a comunicação entre as equipes”, disse.

Na prática, o que ocorre é que sem o sistema de rádio comunicação não é possível controlar e acompanhar a localização das ambulâncias, impactando o tempo de resposta do atendimento das equipes, que precisam retornar à base para receberem nova ocorrência.

A indisponibilidade no serviço de rádio comunicação afeta também a comunicação entre as equipes de atendimento com o médico regulador, levando os funcionários a utilizarem seus telefones particulares para realizarem o contato.

Nota da Prefeitura de São Sebastião

Em nota publicada hoje (23/01) na página do Facebook, “a Prefeitura de São Sebastião informou que na madrugada desta quinta-feira (23) a principal linha telefônica do SAMU que é responsável pela liberação das demais chamadas enfrentou problemas. Técnicos da empresa VIVO foram chamados e estão trabalhando para solucionar o ocorrido.

A Prefeitura informa que em caso de dificuldades de contato com o telefone 192, os usuários e munícipes podem ligar no telefone 193 (Bombeiros) que as ocorrências serão prontamente repassadas ao SAMU via rádio”.

SAMU

O serviço que funciona de forma ininterrupta, 24h por dia, recebendo ligações e prestando atendimento de urgência e emergência a cerca de 350 mil habitantes, das quatro cidades que compõe a regional Litoral Norte.

No SAMU, o primeiro atendimento é prestado por telefonistas, e posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador. Esse profissional é quem faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio ou não de uma ambulância até o local da ocorrência.

A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de suporte básico (USB) ou de suporte avançado (USA).

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024