Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe reunião estadual de combate à dengue e intensifica ações no Jaraguazinho e Rio do Ouro

Publicado em: 15/01/2020
Destaques
Caraguatatuba recebe reunião estadual de combate à dengue e intensifica ações no Jaraguazinho e Rio do Ouro
Caraguatatuba recebe reunião estadual de combate à dengue e intensifica ações no Jaraguazinho e Rio do Ouro

Caraguatatuba receberá na próxima sexta-feira (17/01) a reunião coordenada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado de São Paulo para discutir a atual situação e levantar estratégias para o controle da dengue na região.

O encontro será fechado a representantes convidados das Vigilâncias Epidemiológicas das cidades do Litoral Norte.

Caraguatatuba registra sete casos positivos de dengue nos primeiros dias de 2020. Para reforçar ainda mais as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, nesta quinta-feira (16/01), haverá bloqueio mecânico nos bairros Jaraguazinho e Rio do Ouro.

Durante este bloqueio, equipes formadas por agentes de controle de zoonoses e agentes comunitários de Saúde passarão de casa em casa para eliminar criadouros junto aos moradores.

O coordenador de controle da dengue do CCZ, Ricardo Fernandes, alerta para que as pessoas recebam os agentes de controle e reforcem a eliminação de criadouros em suas residências.

#PraCegoVer: Agentes são recebidos por moradora no portão de uma casa (Foto: Arquivo/PMC)

“Estes agentes estão capacitados para orientar sobre a eliminação correta destes criadouros. Por isso, eles são verdadeiros anjos neste combate. Então, receba-os com atenção; pois é importante que todos façam a sua parte”, destacou.

Paralelo a isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também realiza, em todo o município, a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município de 2020. A ação é de extrema importância para que as áreas com maior foco de criadouros sejam detectadas, trabalhadas durante todo o ano e para que o nível de infestação seja conhecido.

Na última ADL de 2019, Caraguatatuba foi detectada com ADL no valor de 1.8, o que já indicava que a cidade estava em estado de alerta.

Nestas ações da ADL, já foram visitados cerca de 400 imóveis no bairro Perequê-Mirim e Travessão somente na primeira semana de janeiro (de 1 a 7 de janeiro).

Dentro do mesmo período, foram visitados 380 imóveis para bloqueio mecânico, com foco na eliminação de focos de criadouros do mosquito.

Todo este trabalho tem como objetivo fiscalizar, inspecionar e autuar responsáveis por criadouros.

Até o momento, todas as marinas do município já foram vistoriadas pela equipe da Vigilância Sanitária. Segundo informações da Secretaria de Saúde, no momento, a equipe passa pelas colônias de férias.

Além de todas estas ações, a Prefeitura de Caraguatatuba conta com um drone para registrar imagens aéreas que facilitam a localização de imóveis com criadouro. Diariamente, o equipamento tem sido usado na rotina de trabalho da equipe de fiscalização do CCZ.

As inspeções foram intensificadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com o Projeto “Minha Família Sem Dengue”, devido a um alerta de risco de surto de dengue para 2020, emitido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Saúde, a preocupação com a doença é ainda maior no verão. Nessa época, as chuvas são mais constantes e há elevação das temperaturas, o que facilita a propagação dos criadouros.

 

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições abertas para consultorias gratuitas à micro e pequenas empresas
Inscrições abertas para consultorias gratuitas à micro e pequenas empresas

O Programa Agente Local de Inovação (ALI), uma parceria da Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba com o Serviço Brasileiro de Apoio às  Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, está com inscrições abertas para consultorias gratuitas, voltadas a micro e pequenos empreendedores do município. A orientação

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/07/2026
Caraguatatuba reorganiza atendimento na UPA Centro e reduz tempo de atendimento de pacientes da baixa complexidade
Caraguatatuba reorganiza atendimento na UPA Centro e reduz tempo de atendimento de pacientes da baixa complexidade

A Prefeitura de Caraguatatuba reorganizou o modelo de atendimento “Fast Track” na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Desde o início de julho, o fluxo passou a concentrar, em um mesmo ambiente, a classificação de risco, a consulta médica e a administração de medicamentos para pacientes de menor complexidade, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/07/2026
Caraguatatuba recebe segunda edição da Catcher Car Run com formato inovador de corrida de rua
Macc abre agendamento de visitas guiadas com roteiros de educação patrimonial e exposições

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) está com agenda aberta para as visitas guiadas a partir do mês de agosto para escolas, universidades, instituições e grupos organizados. Mais do que uma visita ao museu, o programa propõe um percurso de descobertas sobre a história de Caraguatatuba. Os

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/08/2026
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba

Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/07/2026
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista

A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Série Ouro da Liga Paulista de Basquete com a conquista do terceiro lugar. A definição da colocação ocorreu no último domingo (3), em casa, no Ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com vitória por 66 a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026