Pesquisar No Site
Campanha Minha Família sem Dengue: agentes intensificam inspeções em Caraguatatuba

Campanha Minha Família sem Dengue: agentes intensificam inspeções em Caraguatatuba
Desde o segundo semestre de 2019, a equipe de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforça o trabalho nas ruas para identificar situações propícias ao criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Todas as ações têm como objetivo fiscalizar, inspecionar e autuar responsáveis por criadouros.

#PraCegoVer: Mão de um homem segura um frasco transparente de vidro. Dentro do frasco é possível observar o material coletado na ação (Foto: Arquivo/PMC)
Até o momento, todas as marinas do município foram vistoriadas pela equipe da Vigilância Sanitária. Segundo informações da Secretaria de Saúde, no momento, a equipe passa pelas colônias de férias.
Outro grupo de agentes do Centro de Controle de Zoonoses realiza a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) para aferir o nível de infestação no município.
Nestas ações da ADL, já foram visitados 357 imóveis no bairro Perequê-Mirim e Travessão somente na primeira semana de janeiro (de 1 a 7 de janeiro).
Dentro do mesmo período, foram visitados 380 imóveis para bloqueio mecânico, com foco na eliminação de focos de criadouros do mosquito.
Além de todas estas ações, a Prefeitura de Caraguatatuba conta com um drone para registrar imagens aéreas que facilitam a localização de imóveis com criadouro. Diariamente, o equipamento tem sido usado na rotina de trabalho da equipe de fiscalização do CCZ.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, alerta que é primordial a participação e colaboração de todos.
“Agora, iniciamos o ano, e zeramos os casos de dengue. Até o momento, já tivemos 11 casos notificados da doença, mas todos são negativos. Então, ainda não temos nenhum caso positivo da doença. A eliminação de criadouros casa a casa, por parte de cada morador, continua a ser responsabilidade de todos. Não podemos deixar que um mosquito nos vença. Dengue mata e esta luta é de todos”, afirma.
As inspeções foram intensificadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com o Projeto “Minha Família Sem Dengue”, devido a um alerta de risco de surto de dengue para 2020, emitido pelo Estado de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Saúde, a preocupação com a doença é ainda maior no verão. Nessa época, as chuvas são mais constantes e há elevação das temperaturas, o que facilita a propagação dos criadouros.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba
Em alusão às ações do Agosto Dourado, Caraguatatuba vai promover o “VII Fórum de Aleitamento Materno: A Base da Sustentabilidade” no dia 15 de agosto. Os Interessados devem garantir a inscrição até a próxima terça-feira, dia 12, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/vii-forum-de-aleitamento-materno-a-base-da-sustentabilidade/3055275?share_id=copiarlink. O evento será realizado no auditório ‘Maristela de Oliveira’, na

Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão
O 26º Festival do Camarão segue até o próximo domingo (27/7), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Além da tradicional gastronomia caiçara à base do crustáceo, o evento promove diversas atrações culturais e artísticas. Entre os destaques da programação, está o Espaço da Memória, sob direção do Arquivo Municipal Arino

20º Festival da Tainha recebe cerca de 20 mil pessoas e comercializa mais de quatro toneladas do pescado
Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a 20ª edição do Festival da Tainha, realizado entre os dias 9 e 13 de julho na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. O evento, que celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara, foi promovido pelo governo municipal, por meio da

Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro. A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à

Próxima oficina do Pontos MIS “Da ideia ao roteiro” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, promove no dia 5 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos