Pesquisar No Site
Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019
Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019
Descartar irregularmente resíduos sólidos no município é proibido e pode gerar multa ao munícipe. Em 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) notificou mais de 200 pessoas por essa infração.

#PraCegoVer: restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)
A SMAAP possui uma equipe de fiscalização e monitoramento que diariamente percorrem as ruas em diversas regiões do município e monitoram se há restos de resíduos de construção civil, móveis, sobras de poda, pneus, entre outros materiais proibidos de serem descartados, em qualquer local.
O diretor de fiscalização e monitoramento ambiental da SMAAP, William Xavier, explica que caso o monitor constate o descarte irregular, o proprietário da residência é notificado por um termo de certificação e orientação.
“O munícipe tem um prazo de sete dias para a retirada do material. Caso não cumpra, é aplicada a multa, no valor de R$ 709,92. Importante destacar que nosso objetivo é sempre manter a cidade limpa, preservada e bem cuidada. Muitas vezes com o recebimento da notificação, o munícipe já faz a limpeza imediatamente”, explica William.
A intimação por descarte irregular está em conformidade com o artigo 526, III, da Lei Municipal nº. 1144/80.
Alternativas – Caraguatatuba possui diversas soluções para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos. Por meio dos Ecopontos instalados nos bairros Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu, o munícipe pode levar voluntariamente pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis.

#PraCegoVer: restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)
São aceitos nos Ecopontos: resíduos de construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), móveis e equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus (máximo de 4 unidades por entrega), material de coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.
Não são aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
A destinação da maioria dos resíduos é diária, para garantir que o espaço esteja limpo e organizado. Os locais possuem guarita e controle de acesso, que impede o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.
Os materiais recebidos nos Ecopontos são destinados para uma Usina de Reciclagem, no bairro Barranco Alto. No local, as podas de árvores são trituradas e depois direcionadas aos agricultores locais, como fonte de nutrientes para adubos naturais. Os materiais de construção civil são triturados e reutilizados em obras públicas. Mensalmente, 8 mil toneladas de resíduos são reaproveitados.
Iniciativas como a da Prefeitura de construir pontos de descartes de resíduos sólidos, colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto é necessária a participação de todos.
Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe “Aliançados em Cristo Jesus” na Praça da Cultura nesta sexta-feira
Caraguatatuba recebe nesta sexta-feira (31), a partir das 18h, a primeira edição do evento “Aliançados em Cristo Jesus”, na Praça da Cultura, no Centro. O encontro é voltado ao público cristão e deve reunir igrejas de diferentes denominações da região e de outros estados em um culto ao ar livre.
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada
Casal é preso com porções de cocaína pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Um casal foi preso por tráfico de drogas no bairro Casa Branca, em Caraguatatuba, no início da noite de quarta-feira (5). A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo na região. Na Rua Inês de Fátima, os agentes avistaram um homem que, ao perceber a aproximação
Basquete Feminino de Caraguatatuba vence e garante vaga na fase final
vitórias importantes pela Região 3 da Federação Paulista de Basquete, na terça-feira (28), e confirmou presença na fase decisiva do torneio. Os jogos ocorreram no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e contaram com grande apoio da torcida. A equipe venceu o São José Desportivo por 39 a 20 e
Seminário de Boas Práticas da Flic 2025 aborda incentivo à leitura no ensino fundamental na era digital
Dezenas de professoras e professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Boas Práticas durante a Feira Literária de Caraguatatuba (Flic) no último sábado (18/10), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O encontro tratou do incentivo do hábito da leitura nas crianças em tempos de tecnologias da informação