Pesquisar No Site

Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019

Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019
Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019

Descartar irregularmente resíduos sólidos no município é proibido e pode gerar multa ao munícipe. Em 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) notificou mais de 200 pessoas por essa infração.

#PraCegoVer: restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)

A SMAAP possui uma equipe de fiscalização e monitoramento que diariamente percorrem as ruas em diversas regiões do município e monitoram se há restos de resíduos de construção civil, móveis, sobras de poda, pneus, entre outros materiais proibidos de serem descartados, em qualquer local.

O diretor de fiscalização e monitoramento ambiental da SMAAP, William Xavier, explica que caso o monitor constate o descarte irregular, o proprietário da residência é notificado por um termo de certificação e orientação.

“O munícipe tem um prazo de sete dias para a retirada do material. Caso não cumpra, é aplicada a multa, no valor de R$ 709,92. Importante destacar que nosso objetivo é sempre manter a cidade limpa, preservada e bem cuidada. Muitas vezes com o recebimento da notificação, o munícipe já faz a limpeza imediatamente”, explica William.

A intimação por descarte irregular está em conformidade com o artigo 526, III, da Lei Municipal nº. 1144/80.

Alternativas – Caraguatatuba possui diversas soluções para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos. Por meio dos Ecopontos instalados nos bairros Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu, o munícipe pode levar voluntariamente pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis.

#PraCegoVer: restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)

São aceitos nos Ecopontos: resíduos de construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), móveis e equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus (máximo de 4 unidades por entrega), material de coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Não são aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

A destinação da maioria dos resíduos é diária, para garantir que o espaço esteja limpo e organizado. Os locais possuem guarita e controle de acesso, que impede o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

Os materiais recebidos nos Ecopontos são destinados para uma Usina de Reciclagem, no bairro Barranco Alto. No local, as podas de árvores são trituradas e depois direcionadas aos agricultores locais, como fonte de nutrientes para adubos naturais. Os materiais de construção civil são triturados e reutilizados em obras públicas. Mensalmente, 8 mil toneladas de resíduos são reaproveitados.

Iniciativas como a da Prefeitura de construir pontos de descartes de resíduos sólidos, colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto é necessária a participação de todos.

Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.


Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude

A eleição para formação da Sociedade Civil do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizada na última quinta-feira (18), contou com a participação de 71 eleitores, que compareceram à urna montada na Fundacc, no Centro. Após o encerramento da votação, os votos foram apurados pelos representantes da comissão eleitoral, na presença

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024