Pesquisar No Site
Caraguatatuba reaproveita mensalmente 8 mil toneladas de resíduos urbanos em Usina de Reciclagem

Caraguatatuba reaproveita mensalmente 8 mil toneladas de resíduos urbanos em Usina de Reciclagem
Em Caraguatatuba, os resíduos de construção civil e de limpeza urbana, tem a destinação correta. Por meio do Programa “Descarte Consciente de Resíduos da Construção Civil (RCC)”, estes materiais são reciclados em uma Usina, instalada no bairro Barranco Alto.

#PraCegoVer: resíduos triturados empilhados em terreno; (Foto: Divulgação/PMC)
Em muitos lugares os materiais são dispensados clandestinamente em rios, áreas de preservação permanente, praças e ruas, causando grandes impactos ao meio ambiente e na sociedade, atraindo insetos, animais peçonhentos e obstruindo galerias pluviais.
A reciclagem de resíduos sólidos muda esse quadro negativo, tratando o entulho e agregando valor ao produto, além de trazer economia ao município, com a redução de gastos aos cofres públicos e menos impacto ao meio ambiente.
Na Usina, as podas de árvores são trituradas e depois direcionadas aos agricultores locais, usadas como fonte de nutrientes para adubos naturais. Os materiais de construção civil são triturados e reutilizados em obras públicas.

#PraCegoVer: sofá, colchão, pneu, restos de madeiras amontoados em usina. (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca responsável pelo projeto, mensalmente, em média, 8 mil toneladas de resíduos são destinadas para reciclagem, sendo 4 mil toneladas reaproveitadas em britagem, nos bairros da região Norte e Sul e 4 mil toneladas em material inerte (poda, terra e madeira).
Este projeto está em vigor desde o dia 22 de novembro de 2018, por meio do decreto 994/2018, que dispõe sobre o plano de gerenciamento de resíduos da construção civil e volumosos e regulamenta a atividade de coleta, transporte e depósito de RCC em Caraguatatuba.
Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, localizada na Rua Santos Dumont, 502 – Centro, telefone (12) 3897-2530.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Haka Expedition 2025 reúne melhores atletas de corrida de aventura em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi o cenário de mais uma edição do Haka Expedition 2025, realizada entre os dias 19 e 22 de junho. A competição, uma das mais desafiadoras do calendário brasileiro de expedição, reuniu os melhores atletas de corrida de aventura do Brasil e do exterior, com percursos longos e intensos,

Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia
Diversão e aprendizado marcaram o encerramento do programa Trânsito Legal com os alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Professor Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, na Blitz Educativa, realizada na avenida da praia, nas proximidades da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Caraguatatuba, na terça-feira (3).

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê ganha cadeira especial para transporte nas trilhas de pessoas com deficiência
A equipe de servidores do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê passou capacitação sobre como usar a cadeira Julietti, específica para transportar pessoas com deficiência (PcD) em trilhas na natureza. A doação do equipamento foi feita pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), que também já

Mostra de Filmes Caiçaras tem nova edição no próximo domingo
Com três projetos audiovisuais gravados em Caraguatatuba com equipe local, a Mostra de Filmes Caiçaras teve início no último dia 22 no Polo Cultural do Travessão e reuniu grande público para assistir a estreia de “Trancistas” e “Corpo Mutável”. A presença do DJ Pippo garantiu muita música e festa no evento. A iniciativa terá continuidade com novas edições nos dias 29 de

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população