Pesquisar No Site

Caraguatatuba forma 1.096 alunos da rede municipal no Projeto Samuzinho

Destaques
Caraguatatuba forma 1.096 alunos da rede municipal no Projeto Samuzinho
Caraguatatuba forma 1.096 alunos da rede municipal no Projeto Samuzinho

A Prefeitura de Caraguatatuba formou nesta terça-feira (26/11), 1.096 alunos dos 6º anos das escolas municipais no projeto Samuzinho desenvolvido por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação.

#PraCegoVer: alunos, equipe do SAMU e prefeito posam para foto com certificados; (Foto: Divulgação/PMC)

Ao todo, 11 escolas municipais receberam desde o mês de abril de 2019, informações sobre os serviços de urgência e emergência, o “Samu 192”; prevenção de acidentes; como agir em caso de urgência domestica; importância de não praticar trotes; conscientização sobre o uso adequado da linha 192, além de capacitar crianças nas ações de cidadania e solidariedade ao próximo.

A aluna Maria Eduarda Machado Pogogeski, de 11 anos, da EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio adorou a experiência e garantiu que está preparada para um possível socorro imediato. “Achei bem legal, principalmente a parte prática, me interessei bastante pelo curso”, contou empolgada.

O coordenador do SAMU, Arthur Maranha destacou que durante a capacitação foi possível também esclarecer aos alunos sobre as chamadas indevidas ou os trotes.

Segundo Arthur, 10% das chamadas são inadequadas ao atendimento do Samu, representando, em média, 115 ligações por mês. “Mas além desse esclarecimento, poder ensinar sobre prevenção de acidentes, foi gratificante e tenho certeza, que ajudará muitas pessoas”, disse.

#PraCegoVer: menino prestando atendimento a um homem que está deitado no chão, enquanto colega o auxilia. (Foto: Divulgação/PMC)

Para o prefeito Aguilar Junior, os formandos já são vencedores, pois um dia poderão viver essa realidade dos treinamentos e tenho certeza que estarão aptos para o primeiro socorro.  “Multipliquem este aprendizado, sejam referência na escola ou na comunidade em que vivem. Estou muito feliz por este projeto estar em prática e com certeza seguirá nos próximos anos”, destacou.

A cerimônia contou com a participação dos 11 alunos destaques do projeto, que receberam das mãos do prefeito Aguilar Junior, certificado do projeto e um kit, contendo o macacão e boné do SAMU.

Também estiveram presentes, os secretários de Saúde e Educação, Amauri Toledo e Márcia Paiva, respectivamente e o vereador Tato Aguilar; além da equipe do SAMU, educadores e familiares dos alunos.

Ao final da entrega de certificados, os alunos e a equipe do SAMU fizeram diversas demonstrações do que aprenderam no curso, como primeiros socorros de queimaduras, engasgo, fraturas, entre outros.

A equipe que atuou no treinamento é formada por uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e dois condutores socorrista – todos profissionais do Samu Caraguatatuba.

Escolas municipais que receberam o Projeto Samuzinho nas Escolas: EMEF Prof. Antônia Nunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof. Maria de Souza Castro (Jetuba); EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca); EMEF Prof. Luiz Ribeiro luz (Martim de Sá); EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’alva); EMEF Prof. Maria Aparecida de Carvalho (Tinha); EMEF Prof. Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas); EMEF Prof. Ricardo Luques S. Serra (Praia Palmeiras); EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo); EMEF Prof. Euclides Ferreira (Perequê); EMEF Prof. Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê).

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou  jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024