Pesquisar No Site
Missas e procissão marcam homenagem a Santo Antônio
Missas e procissão marcam homenagem a Santo Antônio
Dentro dos festejos da trezena em comemoração ao padroeiro de Caraguatatuba, foi celebrado na manhã desta terça-feira 13/06, uma missa na Matriz de Santo Antônio, onde 1.500 pães foram benzidos e distribuídos aos fiéis. No culto da noite, antes da Procissão, a benção e distribuição de mais 1.500, totalizando 3 mil pães.
A Santa Missa da manhã foi celebrada pelo Pároco, João Marcos da Silva, que contou um pouco das obras e dons de Santo Antônio, que segundo suas palavras, era um missionário do Pai, um missionário de Jesus aqui na Terra.
Após a celebração, os fiéis rumaram ao salão paroquial da igreja, para prestigiarem a venda do tradicional bolo de Santo Antônio, que tem medalhinhas como um de seus ingredientes no recheio.
Este ano, foram produzidos quatro bolos de 2 metros cada, um bolo foi para a missa da manhã, outro para o casamento comunitário e mais dois para a missa da noite. O dinheiro arrecadado com a venda dos pedaços dos bolos é destinado às obras sociais da Matriz de Santo Antônio.
Noite
A atração da noite foi uma peça produzida pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), apresentada antes da missa da noite e que contou a história do santo numa esquete de 30 minutos.
Logo depois, a Santa Missa foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, acompanhado do pároco da Matriz Santo Antônio, Padre João Marcos.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, participou da celebração. Durante a missa, o prefeito leu a oração de “Consagração da Cidade de Caraguatatuba a Santo Antônio”.
Na sequência, foi realizada uma procissão pelas ruas do centro de Caraguatatuba. Ao mesmo tempo, houve distribuição de pães e a venda do bolo de Santo Antônio.
Flâmula

Missas e procissão marcam homenagem a Santo Antônio (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC e JC Curtis/PMC)
Com o intuito de homenagear Santo Antônio, divulgar o turismo religioso de Caraguatatuba e ajudar nas obras sociais do município, o Fundo Social de Solidariedade continua com a venda de flâmulas do padroeiro não só durante a trezena em alusão a Santo Antônio, mas durante todo o ano.
Toda arrecadação será revertida em ajudar as obras do Fundo Social de Solidariedade.
Veja Também Recentes
Educação promove Mostra Mentes Brilhantes com finais de projetos científicos da Rede Municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta segunda-feira (24) o edital da Mostra “Mentes Brilhantes” 2026, iniciativa da Secretaria de Educação voltada aos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal. A proposta reúne atividades de iniciação científica, matemática, sustentabilidade e gamificação, com incentivo à criatividade e ao protagonismo dos alunos. A
Posse da CIPA Gestão 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba é transferida para 9 de outubro
A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será no dia 9 de outubro, às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá, conforme o Comunicado da Comissão Eleitoral, publicado na Edição 1.975 do
Documentário “Anatomia do Caos” tem exibição gratuita na próxima terça-feira na Videoteca
A Videoteca Lúcio Braun exibe terça-feira (1º/9), às 19h, o documentário “Anatomia do Caos”, dirigido por Dandara Ferreira. A ação é uma iniciativa dos pontos de cultura Casa da Democracia e Sambaqui e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Indicado a maiores de 12
NiAn realiza show de lançamento do álbum“Esphera” no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 27 de setembro (domingo), às 19h, o show de lançamento do álbum “Esphera”, do artista independente NiAn. A apresentação tem entrada gratuita e também contará com outras canções do repertório do cantor. Segundo o artista, “Esphera” é uma experiência contínua e
Fundo Social promove roda de conversa com referenciadas usuárias dos CRAS para momento autocuidado dentro do Setembro Amarelo
No mês de valorização à vida e dentro da campanha Setembro Amarelo, o Fundo Social de Caraguatatuba reuniu mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Centro, Sul, Barranco Alto, Morro do Algodão e Jetuba, no projeto ”Nutrindo Vidas, acolhendo histórias”, uma roda de conversa sobre saúde,