Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza 1ª Campanha contra Diabetes
Caraguatatuba realiza 1ª Campanha contra Diabetes
Para enfatizar a importância do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a 1ª Campanha em Diabetes.

#PraCegoVer: Pacientes em atendimento. (Foto: Divulgação/PMC)
Neste ano, a ação segue o tema nacional voltado à “Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação” no Ambulatório de Feridas no sábado (30/11).
A ação acontece das 8h às 16h no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e Reabilitação (CEM-CEO), localizado na Avenida Maranhão, 421, no bairro Jardim Primavera. Os atendimentos da campanha serão de forma espontânea e sem agendamento.
A ação oferecerá detecções de diabetes, aferição de pressão arterial, orientações, palestras educativas, avaliação de pés com teste de sensibilidade, medição do índice tornozelo-braquial (I.T.B.) aos já diabéticos e com resultados alterados.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o diabetes mata uma pessoa a cada seis segundos no mundo.
Estima-se que 422 milhões de pessoas no mundo inteiro sejam diabéticas. Número este quatro vezes maior que o registrado há 40 anos. No Brasil, atualmente, mais de 13 milhões vivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Ainda segundo a SDB, o Diabetes é a causa mais comum de amputação de pernas e pés, e isso a maioria das pessoas desconhecem.
A enfermeira Isa Zanarino, coordenadora do Ambulatório de Ferida, afirma que por este motivo a Prefeitura de Caraguatatuba irá realizar a campanha, juntamente com empresas parceiras como Smith-Nephew, Prime Care Cuidados Integrados á Feridas – MESI Simplifying Diagnostics, Urgo e Cholmed.
“O diagnóstico precoce do diabetes é importantíssimo, pois o tratamento evita suas complicações como lesões e amputações dos pés. Procurem nossa equipe no CEM-CEO dia 30/11 para maiores esclarecimentos.” afirma.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe novo treinamento da Geopixel Monitor para observação meteorológica em tempo real
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou de um treinamento na terça-feira (29), em sua sede, para conhecer novas funcionalidades da plataforma Geopixel Monitor, utilizada pelo município desde 2022. Esta plataforma realiza o monitoramento e alerta de eventos extremos em tempo real para o município, por meio da coleta de
Professora-escritora da rede municipal apresenta sua obra na próxima Quarta Literária da Kaká em Caraguatatuba
A edição da Quarta Literária da Kaká de outubro será na próxima quarta-feira (21/10), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, ao lado da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Com o tema “Encontro de Autores Infantojuvenis”, a roda de conversa literária reúne os autores Patrícia Keder,
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 133 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região
Caraguatatuba recebe no dia 17 de outubro a 2ª Etapa do Circuito Mirim da Delegacia da 6ª Região, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com competição que contempla as categorias Pré-Mirim (6 a 8 anos), Mirim I (9 anos) e Mirim II (10 anos). A participação é destinada a
Campanha conecta empreendedoras e amplia oportunidades para negócios em Caraguatatuba
Mais de 30 mulheres participaram, na noite de terça-feira (6), do lançamento da campanha O Negócio Delas – Edição 2026. A iniciativa do Sebrae, em parceria com a Prefeitura, Sicredi e Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), reúne empreendedoras de diferentes segmentos com o objetivo de fortalecer negócios, ampliar