Pesquisar No Site

Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes

Destaques
Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes
Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes

Mais de 200 profissionais participaram no último sábado (09/11), no Centro Universitário Módulo, do 4º Seminário Saúde e Educação: O Elo da Reabilitação “Articulando Saberes”, promovido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: auditório com várias pessoas sentadas, assistindo a palestrante que está na frente em pé, falando ao microfone; (Foto: Divulgação/PMC)

O evento encerrou às 17h e promoveu palestras de nove profissionais de diferentes áreas, sempre com objetivo de levar novos assuntos e atualizações referentes ao trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência.

Na ocasião, a presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, destacou a importância do Seminário para o atendimento de pessoas com deficiência. “Queremos que agreguem no dia a dia toda informação repassada aqui. Nosso trabalho é de cunho científico, porém devemos sempre associar à questão humana, para ter mais embasamento e oferecer o melhor aos nossos alunos ou pacientes”, disse.

Durante abertura do evento, a professora Sandra de Fátima dos Santos aplicou uma dinâmica com os presentes sobre quebra de paradigmas, mostrando que no trabalho com pessoas com deficiência deve ter em primeiro lugar, afetividade, antes de qualquer conhecimento.

O trabalho seguiu com a palestra do fisioterapeuta Nelson Serrão Jr., que abordou a fisioterapia virtual, tratando o paciente por meio do uso de games. O fisioterapeuta Rodolfo Kós, retratou as principais doenças neurológicas na infância, com o tema “Nem todo cadeirante é igual”.

A psicóloga Mariana da Silva Leite explicou sobre a Terapia ABA, mais conhecida como Análise do Comportamento Aplicada, que foca no reforço dos comportamentos positivos da criança autista.

A fonoaudióloga Tatiana de Almeida e a pedagoga Camila Ribeiro, apresentaram o projeto da Acalento “Conectando-se com o Mundo”, onde trabalham a Comunicação Aumentativa e Alternativa no atendimento de usuários na instituição.

O período da tarde seguiu com as professoras universitárias, Elaine Moreira de Avelar e Betina sobre Noções de Primeiros Socorros Escolar; e Escolarização da Criança com Comprometimento Motor Grave abordado pela neuropsicopedagoga Lindsay Carvalho Vieira.

Encerrando os trabalhos, o professor do departamento de esportes adaptados da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Thiago Intrieri e o paratleta Tiago dos Santos, contaram sobre o trabalho que é desenvolvido, com várias formas de superação por meio do esporte.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024