Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial
Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

A Associação Comercial de Caraguatatuba reuniu empresários e empreendedores para estreitar relacionamentos, trocar experiências, apresentar empresas e serviços, no 3º Café Empresarial, na sexta-feira (8).

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. A gerente da Central 156, Iácara Faria, está de pé abaixo do palco. Ela fala ao microfone sobre o serviço. Ao fundo, na parede há uma tela onde está projetada informações sobre o funcionamento da Central 156. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados. (Divulgação/PMC)

No encontro, o secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano, explicou o funcionamento do Cadastur. Um programa do governo federal, que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo com o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Conforme a Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para:         acampamentos turísticos, agências de Turismo, meios de hospedagem,     organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras de turistas. É também para exercer a profissão de guia de turismo, de acordo com a Lei 8.623/1993.

Vantagens do cadastramento: acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal. O cadastro é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. O secretário de Comunicação, Rodrigo Tavano, está de pé abaixo do palco. Ele fala ao microfone sobre a importância do cadastramento no Cadastur. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados.

“É importante o empresariado do setor turístico se inscrever para que possamos elaborar projetos e angariar verbas para o desenvolvimento do Turismo no município. É simples, rápido e gratuito. Basta entrar no endereço eletrônico https://cadastur.turismo.gov.br. Quem preferir, pode se dirigir à Secretaria de Turismo para tirar dúvidas e efetuar o registro”, disse Tavano.

O secretário de Comunicação, no evento representando o prefeito Aguilar Junior, ressaltou ainda a importante da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Associação Comercial. “Agradecemos ao presidente, Sávio Luiz dos Santos, que em breve, concluirá seu mandato, pela colaboração e cooperação em vários projetos com a Prefeitura que renderam bons frutos para o município”, afirmou.

Durante o encontro, o empresariado local também pode se informar sobre o funcionamento da Central 156. A gerente da Central 156, Iácara Faria, esclareceu sobre o serviço.

“O 156 não é uma ouvidoria. É um canal de comunicação entre a gestão pública e os munícipes. São mais de 1 mil serviços cadastrados para serem solicitados e com garantia de que todo cidadão terá uma resposta. As pessoas podem pedir informações sobre tributos municipais,  cursos e parcerias oferecidos pela Prefeitura, serviços diversos como manutenção, limpeza, pode, etc.. Até o momento temos em torno de 3.800 pedidos protocolados e destes, 2.500 finalizados e atendidos”, destacou.

Para usar o serviço há três opções: o número telefônico 156, o portal na internet 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou baixar o aplicativo 156, onde as solicitações, reclamações e sugestões serão registradas.

Durante o evento, representantes da Band Vale, WRD Brasil Pabx Virtual, Phocus Educação Corporativa, Auto Escola Objetivo suas empresas e serviços. Coordenadoras do Projeto “Eu faço para você”, que confecciona gratuitamente máscaras faciais, feitas de tecido, para proteção de pacientes em diversos tratamentos médicos, também falaram sobre as ações.

O evento foi finalizado com uma palestra com Eduardo Hilário, gestor do posto do Sebrae em Caraguatatuba. Na oportunidade, ele fez um balanço e evolução das atividades do Sebrae no município, iniciada em 2007 com a implantação do posto até o presente ano.

 

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba vence Taubaté por 87 a 37 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17
Caraguatatuba vence Taubaté por 87 a 37 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17

A equipe de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17. Em partida realizada no último sábado (10), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o time venceu o Tênis Clube Taubaté por 87 a 37 e manteve a invencibilidade na competição, completando 11 jogos e 11

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/10/2026
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia

Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Publicado em 17/09/2026
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/09/2026
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/09/2026
Posse da CIPA Gestão 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba é transferida para 9 de outubro
Posse da CIPA Gestão 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba é transferida para 9 de outubro

A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será no dia 9 de outubro, às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá, conforme o Comunicado da Comissão Eleitoral, publicado na Edição 1.975 do

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 16/09/2026