Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial
A Associação Comercial de Caraguatatuba reuniu empresários e empreendedores para estreitar relacionamentos, trocar experiências, apresentar empresas e serviços, no 3º Café Empresarial, na sexta-feira (8).

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. A gerente da Central 156, Iácara Faria, está de pé abaixo do palco. Ela fala ao microfone sobre o serviço. Ao fundo, na parede há uma tela onde está projetada informações sobre o funcionamento da Central 156. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados. (Divulgação/PMC)
No encontro, o secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano, explicou o funcionamento do Cadastur. Um programa do governo federal, que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo com o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.
Conforme a Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para: acampamentos turísticos, agências de Turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras de turistas. É também para exercer a profissão de guia de turismo, de acordo com a Lei 8.623/1993.
Vantagens do cadastramento: acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal. O cadastro é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. O secretário de Comunicação, Rodrigo Tavano, está de pé abaixo do palco. Ele fala ao microfone sobre a importância do cadastramento no Cadastur. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados.
“É importante o empresariado do setor turístico se inscrever para que possamos elaborar projetos e angariar verbas para o desenvolvimento do Turismo no município. É simples, rápido e gratuito. Basta entrar no endereço eletrônico https://cadastur.turismo.gov.br. Quem preferir, pode se dirigir à Secretaria de Turismo para tirar dúvidas e efetuar o registro”, disse Tavano.
O secretário de Comunicação, no evento representando o prefeito Aguilar Junior, ressaltou ainda a importante da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Associação Comercial. “Agradecemos ao presidente, Sávio Luiz dos Santos, que em breve, concluirá seu mandato, pela colaboração e cooperação em vários projetos com a Prefeitura que renderam bons frutos para o município”, afirmou.
Durante o encontro, o empresariado local também pode se informar sobre o funcionamento da Central 156. A gerente da Central 156, Iácara Faria, esclareceu sobre o serviço.
“O 156 não é uma ouvidoria. É um canal de comunicação entre a gestão pública e os munícipes. São mais de 1 mil serviços cadastrados para serem solicitados e com garantia de que todo cidadão terá uma resposta. As pessoas podem pedir informações sobre tributos municipais, cursos e parcerias oferecidos pela Prefeitura, serviços diversos como manutenção, limpeza, pode, etc.. Até o momento temos em torno de 3.800 pedidos protocolados e destes, 2.500 finalizados e atendidos”, destacou.
Para usar o serviço há três opções: o número telefônico 156, o portal na internet 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou baixar o aplicativo 156, onde as solicitações, reclamações e sugestões serão registradas.
Durante o evento, representantes da Band Vale, WRD Brasil Pabx Virtual, Phocus Educação Corporativa, Auto Escola Objetivo suas empresas e serviços. Coordenadoras do Projeto “Eu faço para você”, que confecciona gratuitamente máscaras faciais, feitas de tecido, para proteção de pacientes em diversos tratamentos médicos, também falaram sobre as ações.
O evento foi finalizado com uma palestra com Eduardo Hilário, gestor do posto do Sebrae em Caraguatatuba. Na oportunidade, ele fez um balanço e evolução das atividades do Sebrae no município, iniciada em 2007 com a implantação do posto até o presente ano.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Caraguatatuba oferece 146 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 146 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização