Pesquisar No Site
Alunos participam de blitz e formatura pelo Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba

Alunos participam de blitz e formatura pelo Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba
O Programa Trânsito Legal, da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, realizou nesta sexta-feira (1º) uma blitz com 16 alunos do 4º ano do Colégio Caraguatá, em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.

#PraCegoVer: Dois agentes de trânsito auxiliando uma aluna aos conversar com um motorista (Foto: Divulgação/PMC)
Reunindo aulas teóricas e práticas sobre questões de trânsito, o programa, inicialmente aplicado apenas em escolas da rede municipal, agora abrange também escolas particulares de ensino.
Sob a orientação dos agentes de trânsito e responsáveis pelo programa, Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior (Rubão), durante a blitz as crianças recebem um talão de multas fictício com o objetivo de colocar em prática o aprendizado sobre as leis de trânsito.
“Eu aprendi a respeitar mais o trânsito, usar o cinto. Descobri que é muito mais do que pensava”, conta Davi de Castro, 10 anos.
Já para Lara Gonzaga, 9 anos, as aulas fizeram ela ter mais conscientização. “Antes eu tinha curiosidade sobre algumas coisas. Mas agora vejo que é bem diferente do que achava”, revelou.

#PraCegoVer: Agente de trânsito auxiliando um aluno, junto com um motorista (Foto: Divulgação/PMC)
“Este é um programa educativo para orientar as crianças e até mesmo conscientizar os pais. Com os ensinamentos adquiridos, elas transmitem as informações, melhorando o trânsito para todos”, contou Luciane Aparecida, agente de trânsito orientadora do projeto.
Esta ação chamou a atenção porque durante a blitz os agentes mirim chamavam a atenção quando viam alguma coisa errada no trânsito, como motociclistas com o visor do capacete levantado.
A formatura ocorre após a finalização do ciclo de atividades dos alunos nas escolas de rede pública e particulares que aderem ao Programa Trânsito Legal. Além do certificado de conclusão, os formandos recebem o mesmo talão de multas fictício, que poderá ser utilizado para a simulação de advertências a familiares.
Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

GCM de Caraguatatuba prende dupla em flagrante por roubo na região central
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu dois homens em flagrante pelo crime de roubo na manhã desta quarta-feira (9), após uma ação rápida nas proximidades da pista de skate da Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50 e

Oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro” é na próxima terça-feira em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem de São Paulo, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza nesta terça-feira (5/8), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos Pavan. As vagas são limitadas e