Pesquisar No Site
Alunos comemoram o Dia do Karatê no Desafio dos 100 Katas no Sumaré
Alunos comemoram o Dia do Karatê no Desafio dos 100 Katas no Sumaré
O Ciase Sumaré foi palco da confraternização dos alunos da Escola de Karate-Do e Defesa Pessoal de Caraguatatuba, domingo (27). O Desafio dos 100 Katas foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Karatê (25 de outubro).

#PraCegoVer: Quadra do Ciase Sumaré. Vários atletas entre homens e mulheres de idades diversas executas katas. (Foto: Divulgação/PMC)
Kata significa forma, mas adquire conotações diversas, dependendo da arte em questão. É um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas. Podem ser realizados em conjunto ou individualmente.
“Não é fácil executar 100 Katas. Depende de força, concentração, equilíbrio e, principalmente, técnica. Nesse encontro, pudemos praticar e celebrar essa arte e filosofia”, ressaltou o professor José Castro (Sensei Castro), coordenador do evento, praticante do esporte há 34 anos.

#PraCegoVer: Quadra do Ciase Sumaré. Vários atletas entre homens e mulheres de idades diversas executas katas. (Foto: Divulgação/PMC)
Desde os oito anos no esporte, Felipe Vieira, 29 anos, disse que essa arte marcial trouxe para a sua vida, controle emocional, respeito com o próximo, disciplina e formação do caráter. “A gente passa por situações que testam o nosso limite, a nossa perseverança e a nossa capacidade de superação. Tudo isso aprendi com o karatê”, afirma.
Ainda no início do aprendizado, Carlos Daniel, sete anos, vê o karatê como diversão: “Gosto desse esporte porque é legal e dá músculo”, resume. O pai, Luís Carlos de Almeida, incentiva: “É uma forma saudável de mantê-lo ocupado, ao mesmo tempo que aprende o que é foco e disciplina”.
História
No dia 25 de outubro de 1936 foi realizado um encontro histórico com os mestres da ilha japonesa de Okinawa. Ali decidiram, oficialmente, mudar o nome da luta de Toudi para Karatê. O Do foi acrescentado para marcar que o Karatê, além de arte marcial, é uma jornada filosófica de iluminação e não só apenas um método de defesa pessoal.
A partir daí, as raízes chinesas defensivas do Toudi são substituídas pelos valores japoneses da autoproteção e autoperfeição. Aí nasce o Karatê moderno ou o Karate-Do – “caminho das mãos vazias”.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Treino Especial de Krav Maga aguarda 300 praticantes em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, o Treino Especial Lehikaness da escola Bukan de Krav Maga, ministrado pelo Grão Mestre Yaron Lichtenstein e Rotem Lichtenstein. O encontro deve reunir aproximadamente 300 alunos de diversos estados brasileiros e promete fortalecer a
Basquete Caraguá vence DNK por 61 a 30 pela Copa Metropolitana Sub-17 em casa
A equipe Sub-17 de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete. Jogando em casa, no sábado (8), o Basquete Caraguá venceu o DNK do Vale Basketball, de Jacareí, por 61 a 30. A partida foi disputada no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e terminou com vantagem
Caraguatatuba suspende Rua da Família nos domingos do Dia dos Pais e Aloha Spirit
A programação da Rua da Família será suspensa nos dias 9 e 16 de agosto, em Caraguatatuba, devido à comemoração do Dia dos Pais e realização do Aloha Spirit, evento esportivo que movimenta a Praça da Cultura e Praia do Centro. As atividades serão retomadas no dia 23 de agosto.
Caraguatatuba abre Campanha Agosto Lilás e reforça conscientização pelos 20 anos da Lei Maria da Penha
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última quarta-feira (5), a abertura oficial da Campanha Agosto Lilás, na Praça Cândido Mota, no Centro. Coordenada pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a ação reuniu representantes do poder público, entidades parceiras e sociedade civil em uma mobilização voltada à conscientização, prevenção
Caraguatatuba capacita profissionais da saúde bucal em primeiros socorros
A Prefeitura de Caraguatatuba capacitou 86 profissionais que atuam na rede odontológica, na última quinta-feira (6), em primeiros socorros. A atividade reuniu cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em prótese dentária no Auditório Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, para reforçar o preparo diante de situações de urgência e