Pesquisar No Site

Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação

Destaques
Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação
Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação

Nove atletas com deficiência de Caraguatatuba levaram uma lição de superação e sensibilização para 190 alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correia da Costa, no bairro Tinga, na última terça-feira (22/10).

Por meio de palestra, os atletas do departamento de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba contaram suas histórias de vida e como o esporte permitiu um novo caminho na vida de cada um.

#PraCegoVer: aluno se prepara para arremessar disco; atleta está ao lado explicando movimento; (Foto: Arquivo PMC)

A paratleta de atletismo, Amanda Barros acredita que com essa experiência, os alunos aprenderam muito sobre vida e incentivo. “Contar sobre nossos acontecimentos, mostrar que tudo na vida pode ser mudado com nossa força de vontade e ver os alunos emocionados, é ter a certeza que estamos no caminho certo. E que tudo que alcançamos até aqui, nos dá mais estímulo para chegar ao topo”, relatou a atleta.

A palestra é uma iniciativa da escola por meio da professora Ana Paula Broggio, com o projeto “Sentir na Pele”. A ideia é mostrar que qualquer deficiência, seja ela adquirida ou congênita, pode sim ser superada.

“Quis passar para eles, o outro lado, com outra visão. Um olhar mais positivo de quem já passou por diversos obstáculos e tem uma vida normal como qualquer pessoa”, contou a professora.

#PraCegoVer: aluna arremessa bastão, enquanto três atletas estão ao lado observando. Ao redor há vários alunos praticando atividades; (Foto: Arquivo PMC)

Já para o aluno Caio Lima, de 16 anos, é uma rotina da escola ter ações inclusivas com atividades adaptadas e palestras sobre o assunto. “O dia de hoje foi um momento novo. Ouvir experiências de pessoas com deficiência nos motivou para buscar sempre o melhor e acabar de vez com preconceitos. Torço por um mundo mais inclusivo e com mais histórias lindas como as de hoje”, disse.

Ao final da palestra, alunos e atletas puderam vivenciar com equipamentos esportivos algumas modalidades na prática. As atividades foram supervisionadas pelos professores de natação e atletismo, Thiago Intrieri e Rodrigo Brandt, respectivamente.

A ação contou com a participação dos atletas: Ellen Cristina Braga, Álvaro Trindade Sobrinho, Amanda Barros, Regina Vieira, Tiago dos Santos, Diogo Brandão, Nicolas França, Adalberto Romano Junior e Cristiane Siqueira, além de membros da equipe técnica, Marcio Prado, Joyce Ferraioli e Natalia Camargo.

Modalidades – Por meio do setor de esportes adaptados é oferecido treinamento de diversos níveis, desde iniciação até de alto rendimento. São oferecidas as seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.

Para participar, basta procurar a Secretaria de Esportes e Recreação na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, telefone: 3885-2200.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024