Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação

Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação
Nove atletas com deficiência de Caraguatatuba levaram uma lição de superação e sensibilização para 190 alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correia da Costa, no bairro Tinga, na última terça-feira (22/10).
Por meio de palestra, os atletas do departamento de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba contaram suas histórias de vida e como o esporte permitiu um novo caminho na vida de cada um.

#PraCegoVer: aluno se prepara para arremessar disco; atleta está ao lado explicando movimento; (Foto: Arquivo PMC)
A paratleta de atletismo, Amanda Barros acredita que com essa experiência, os alunos aprenderam muito sobre vida e incentivo. “Contar sobre nossos acontecimentos, mostrar que tudo na vida pode ser mudado com nossa força de vontade e ver os alunos emocionados, é ter a certeza que estamos no caminho certo. E que tudo que alcançamos até aqui, nos dá mais estímulo para chegar ao topo”, relatou a atleta.
A palestra é uma iniciativa da escola por meio da professora Ana Paula Broggio, com o projeto “Sentir na Pele”. A ideia é mostrar que qualquer deficiência, seja ela adquirida ou congênita, pode sim ser superada.
“Quis passar para eles, o outro lado, com outra visão. Um olhar mais positivo de quem já passou por diversos obstáculos e tem uma vida normal como qualquer pessoa”, contou a professora.

#PraCegoVer: aluna arremessa bastão, enquanto três atletas estão ao lado observando. Ao redor há vários alunos praticando atividades; (Foto: Arquivo PMC)
Já para o aluno Caio Lima, de 16 anos, é uma rotina da escola ter ações inclusivas com atividades adaptadas e palestras sobre o assunto. “O dia de hoje foi um momento novo. Ouvir experiências de pessoas com deficiência nos motivou para buscar sempre o melhor e acabar de vez com preconceitos. Torço por um mundo mais inclusivo e com mais histórias lindas como as de hoje”, disse.
Ao final da palestra, alunos e atletas puderam vivenciar com equipamentos esportivos algumas modalidades na prática. As atividades foram supervisionadas pelos professores de natação e atletismo, Thiago Intrieri e Rodrigo Brandt, respectivamente.
A ação contou com a participação dos atletas: Ellen Cristina Braga, Álvaro Trindade Sobrinho, Amanda Barros, Regina Vieira, Tiago dos Santos, Diogo Brandão, Nicolas França, Adalberto Romano Junior e Cristiane Siqueira, além de membros da equipe técnica, Marcio Prado, Joyce Ferraioli e Natalia Camargo.
Modalidades – Por meio do setor de esportes adaptados é oferecido treinamento de diversos níveis, desde iniciação até de alto rendimento. São oferecidas as seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.
Para participar, basta procurar a Secretaria de Esportes e Recreação na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, telefone: 3885-2200.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Governo de Caraguatatuba amplia parceria com Centro Universitário Módulo para estágio e capacitação de servidores
Estudantes de Caraguatatuba e servidores públicos terão acesso ampliado a estágio curricular obrigatório e à capacitação graças aos aditivos de convênio firmados entre governo municipal e o Centro Universitário Módulo. O encontro para firmar a parceria foi realizado no gabinete do prefeito Mateus Silva na última terça-feira (12), com a

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente

Caraguatatuba oferece 85 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 85 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (21), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Governo Municipal realiza abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Jardim Jaqueira
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro de Controle de Zoonoses e Trânsito, abordou aproximadamente 40 pessoas em situação de rua nas imediações da rodoviária, próximo ao Centro POP (serviço especializado para pessoas em situação de rua) no bairro

Teatro Mario Covas apresenta novo espetáculo do Circo Navegador neste domingo
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste domingo (17/8), às 20h, o novo espetáculo da companhia Circo Navegador: ‘Inteligência Artificial, Burrice Natural… cada coisa pelo seu nome!’ – uma provocação sobre o uso das tecnologias. A peça tem entrada gratuita e é voltada a maiores de 14 anos. A obra teatral