Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação

Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação
Nove atletas com deficiência de Caraguatatuba levaram uma lição de superação e sensibilização para 190 alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correia da Costa, no bairro Tinga, na última terça-feira (22/10).
Por meio de palestra, os atletas do departamento de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba contaram suas histórias de vida e como o esporte permitiu um novo caminho na vida de cada um.

#PraCegoVer: aluno se prepara para arremessar disco; atleta está ao lado explicando movimento; (Foto: Arquivo PMC)
A paratleta de atletismo, Amanda Barros acredita que com essa experiência, os alunos aprenderam muito sobre vida e incentivo. “Contar sobre nossos acontecimentos, mostrar que tudo na vida pode ser mudado com nossa força de vontade e ver os alunos emocionados, é ter a certeza que estamos no caminho certo. E que tudo que alcançamos até aqui, nos dá mais estímulo para chegar ao topo”, relatou a atleta.
A palestra é uma iniciativa da escola por meio da professora Ana Paula Broggio, com o projeto “Sentir na Pele”. A ideia é mostrar que qualquer deficiência, seja ela adquirida ou congênita, pode sim ser superada.
“Quis passar para eles, o outro lado, com outra visão. Um olhar mais positivo de quem já passou por diversos obstáculos e tem uma vida normal como qualquer pessoa”, contou a professora.

#PraCegoVer: aluna arremessa bastão, enquanto três atletas estão ao lado observando. Ao redor há vários alunos praticando atividades; (Foto: Arquivo PMC)
Já para o aluno Caio Lima, de 16 anos, é uma rotina da escola ter ações inclusivas com atividades adaptadas e palestras sobre o assunto. “O dia de hoje foi um momento novo. Ouvir experiências de pessoas com deficiência nos motivou para buscar sempre o melhor e acabar de vez com preconceitos. Torço por um mundo mais inclusivo e com mais histórias lindas como as de hoje”, disse.
Ao final da palestra, alunos e atletas puderam vivenciar com equipamentos esportivos algumas modalidades na prática. As atividades foram supervisionadas pelos professores de natação e atletismo, Thiago Intrieri e Rodrigo Brandt, respectivamente.
A ação contou com a participação dos atletas: Ellen Cristina Braga, Álvaro Trindade Sobrinho, Amanda Barros, Regina Vieira, Tiago dos Santos, Diogo Brandão, Nicolas França, Adalberto Romano Junior e Cristiane Siqueira, além de membros da equipe técnica, Marcio Prado, Joyce Ferraioli e Natalia Camargo.
Modalidades – Por meio do setor de esportes adaptados é oferecido treinamento de diversos níveis, desde iniciação até de alto rendimento. São oferecidas as seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.
Para participar, basta procurar a Secretaria de Esportes e Recreação na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, telefone: 3885-2200.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme