Pesquisar No Site
Caraguatatuba é única cidade do Litoral Norte a ser premiada por reduzir os índices de sífilis congênita e em gestante

Caraguatatuba é única cidade do Litoral Norte a ser premiada por reduzir os índices de sífilis congênita e em gestante
Nesta terça-feira (22/10), a cidade de Caraguatatuba foi premiada e recebeu a menção honrosa Luiza Matida Sífilis Congênita, por redução dos índices de sífilis congênita e sífilis em gestante no município.

#PraCegoVer: Foto mostra o troféu (Foto: Arquivo PMC)
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba foi a única de todo o Litoral Norte de São Paulo a receber o prêmio, entregue no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, durante a 4ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que isto é resultado do comprometimento da atual gestão com a população. O prêmio foi concedido, pois Caraguatatuba reduziu a sífilis congênita em 7% e aumentou a taxa de detecção de sífilis em gestante também em 7%.
“Fomos premiados entre as 22 cidades do Estado de São Paulo que se destacaram na redução dos índices de sífilis congênita e sífilis em gestante. A redução ocorreu de 2017 para cá, pois isso foi uma das prioridades da gestão Aguilar Junior e conseguimos vencer”, avaliou o secretário.

#PraCegoVer: Foto mostra certificado (Foto: Arquivo PMC)
Caraguatatuba foi representada pelo secretário de Saúde, Amauri Toledo, a coordenadora da Atenção Básica, Amélia Maria Ferreira, a fiscal de Saúde Pública, Ceci Oliveira Penteado, a coordenadora da Saúde da Mulher, Margareta Cameron e a enfermeira assistencial Maria Inez Paz Carrara.
Mapa das ocorrências de Sífilis no Estado de São Paulo
A sífilis congênita é decorrente da disseminação hematogênica do Treponema pallidum da gestante não tratada ou inadequadamente tratada para o seu concepto, por via transplacentária. Ocorrendo a transmissão vertical, cerca de 40% dos casos podem evoluir para aborto espontâneo, natimorto ou óbito perinatal. A sífilis adquirida na gestação é curável e a sífilis congênita totalmente evitável.
No Estado de São Paulo, entre 2007 e 2018 (30/6), foram notificados 56.261 casos de sífilis em gestantes e 25.687 casos de sífilis congênita. No ano de 2017, durante o pré-natal, 10.606 gestantes com sífilis foram diagnosticadas, representando uma taxa de detecção de 17,3 gestantes para cada mil nascidos vivos, ou seja, em cada 100 gestantes quase duas tiveram sífilis. Deste total de casos, 25% eram adolescentes. Ainda, neste ano, 4.039 casos de sífilis congênita foram diagnosticados e, entre eles, 352 abortos/natimortos e 47 óbitos por sífilis.
O aumento da detecção das gestantes com sífilis, associado ao tratamento oportuno e adequado, têm contribuído para evitar casos de sífilis congênita. Pela primeira vez, nos últimos 10 anos, observa-se uma desaceleração na incidência da sífilis congênita no Estado de São Paulo.
Entre 2015 e 2016, a taxa de incidência de sífilis congênita cresceu 19% (passou de 5,3 para 6,3 casos por mil nascidos vivos). No entanto, entre 2016 e 2017, o aumento foi de 5% (passou de 6,3 para 6,6 casos por mil nascidos vivos).
Caso a detecção e tratamento das gestantes com sífilis continue com tendência crescente, espera-se que, a partir de 2021, os casos de sífilis congênita comecem a apresentar declínio no Estado de São Paulo.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Governo Municipal convoca professores e psicopedagogos aprovados na Prova Objetiva para Avaliação de Títulos
O governo municipal informa que estão convocados para a Avaliação de Títulos os candidatos que foram aprovados e classificados na Prova Objetiva, do concurso para Professor de Educação Básica 1 e 2, Professor Adjunto 1 e Psicopedagogo. Os títulos para análise deverão ser enviados (imagem do documento original ou cópia

Feira Agroecológica valoriza agricultura familiar na Unidade de Tratamento de Gás em Caraguatatuba
A 4ª edição da Feira Agroecológica, promovida pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), foi realizada na quarta-feira (14). O evento promoveu o contato dos funcionários da unidade com produtos da agricultura familiar de Caraguatatuba (SP), cultivados sem o uso de insumos químicos. Nesta edição, quatro empreendedores participaram

‘Nasci pra ser Dercy’ com Grace Gianoukas é atração no Teatro Mario Covas dia 23
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no sábado (23/8), às 20h, o espetáculo ‘Nasci pra ser Dercy’, com a atriz Grace Gianoukas. Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 100 e podem ser adquiridos antecipadamente no site https://tinyurl.com/yc5cdyv7 , e presencialmente na bilheteria do Teatro no dia 22/8 (sexta-feira), das 16

Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a

Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba
Três novos ônibus foram adquiridos pela empresa Santa Cecília de Turismo Ltda., a SOU Caraguá, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. A ação visa melhorar a qualidade do sistema de transporte público e atende à solicitação do governo municipal, após intensificação na fiscalização pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito e