Pesquisar No Site
Caraguatatuba é única cidade do Litoral Norte a ser premiada por reduzir os índices de sífilis congênita e em gestante

Caraguatatuba é única cidade do Litoral Norte a ser premiada por reduzir os índices de sífilis congênita e em gestante
Nesta terça-feira (22/10), a cidade de Caraguatatuba foi premiada e recebeu a menção honrosa Luiza Matida Sífilis Congênita, por redução dos índices de sífilis congênita e sífilis em gestante no município.

#PraCegoVer: Foto mostra o troféu (Foto: Arquivo PMC)
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba foi a única de todo o Litoral Norte de São Paulo a receber o prêmio, entregue no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, durante a 4ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que isto é resultado do comprometimento da atual gestão com a população. O prêmio foi concedido, pois Caraguatatuba reduziu a sífilis congênita em 7% e aumentou a taxa de detecção de sífilis em gestante também em 7%.
“Fomos premiados entre as 22 cidades do Estado de São Paulo que se destacaram na redução dos índices de sífilis congênita e sífilis em gestante. A redução ocorreu de 2017 para cá, pois isso foi uma das prioridades da gestão Aguilar Junior e conseguimos vencer”, avaliou o secretário.

#PraCegoVer: Foto mostra certificado (Foto: Arquivo PMC)
Caraguatatuba foi representada pelo secretário de Saúde, Amauri Toledo, a coordenadora da Atenção Básica, Amélia Maria Ferreira, a fiscal de Saúde Pública, Ceci Oliveira Penteado, a coordenadora da Saúde da Mulher, Margareta Cameron e a enfermeira assistencial Maria Inez Paz Carrara.
Mapa das ocorrências de Sífilis no Estado de São Paulo
A sífilis congênita é decorrente da disseminação hematogênica do Treponema pallidum da gestante não tratada ou inadequadamente tratada para o seu concepto, por via transplacentária. Ocorrendo a transmissão vertical, cerca de 40% dos casos podem evoluir para aborto espontâneo, natimorto ou óbito perinatal. A sífilis adquirida na gestação é curável e a sífilis congênita totalmente evitável.
No Estado de São Paulo, entre 2007 e 2018 (30/6), foram notificados 56.261 casos de sífilis em gestantes e 25.687 casos de sífilis congênita. No ano de 2017, durante o pré-natal, 10.606 gestantes com sífilis foram diagnosticadas, representando uma taxa de detecção de 17,3 gestantes para cada mil nascidos vivos, ou seja, em cada 100 gestantes quase duas tiveram sífilis. Deste total de casos, 25% eram adolescentes. Ainda, neste ano, 4.039 casos de sífilis congênita foram diagnosticados e, entre eles, 352 abortos/natimortos e 47 óbitos por sífilis.
O aumento da detecção das gestantes com sífilis, associado ao tratamento oportuno e adequado, têm contribuído para evitar casos de sífilis congênita. Pela primeira vez, nos últimos 10 anos, observa-se uma desaceleração na incidência da sífilis congênita no Estado de São Paulo.
Entre 2015 e 2016, a taxa de incidência de sífilis congênita cresceu 19% (passou de 5,3 para 6,3 casos por mil nascidos vivos). No entanto, entre 2016 e 2017, o aumento foi de 5% (passou de 6,3 para 6,6 casos por mil nascidos vivos).
Caso a detecção e tratamento das gestantes com sífilis continue com tendência crescente, espera-se que, a partir de 2021, os casos de sífilis congênita comecem a apresentar declínio no Estado de São Paulo.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e