Pesquisar No Site

Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos

Publicado em: 09/10/2019
Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos
Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos

Uma série de palestras com convidadas ilustres fez toda a diferença na programação de atividades promovidas pelo Setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.

Uma delas foi a atriz, escritora, professora de línguas, intérprete e poliglota em 32 línguas de sinais, Sueli Ramalho Segala.

Sueli faz parte de um grupo de surdos oralizados que conseguem se comunicar por meio da escrita. São surdos Sulp (Surdos usuários de Língua Portuguesa).

#PraCegoVer: Em pé, palestrante interage com expectadora que formula pergunta. Palestrante realiza leitura orofacial. Ao seu lado, há vários educadores sentados em carteiras escolares. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Ela proferiu duas palestras aos educadores da rede municipal e conheceu a escola bilíngue, Ricardo Luques, no bairro Praia das Palmeiras. Em sua palestra, ela compartilhou com os presentes um pouco de sua trajetória desde criança, aos desafios atuais.

Nascida em uma família com três gerações de surdos, Sueli conta que quando criança achava que todas as pessoas “que mexiam a boca” tinham deficiência e sentia dó das crianças que não sabiam se comunicar por meio de sinais.

Todos ficaram envolvidos com as experiências compartilhadas pela palestrante que contou de maneira leve sua trajetória que foi de muitas dificuldades, mas também de grandes superações.

Dentre as dificuldades pelas quais passava, ela conta que chorava muito quando recebia broncas de seus professores quando não conseguia fazer a leitura de textos, o que contribuiu para que repetisse de ano várias vezes.

A palestrante também relatou sobre o processo de discriminação e bullying que sofreu durante sua fase escolar e alertou sobre a atenção que deve ser dada ao assunto.

Sueli enfatiza a importância do contato com a cultura surda, dos estímulos que devem ser feitos desde o início da vida desse indivíduo.

Sobre seu desenvolvimento pessoal, que a levou a aprender a falar, ela conta que desde que começou a perceber que o mundo fora de sua família era diferente, teve vontade de estar inserida nesta sociedade. Para isso, tinha que saber se comunicar com ela. O que incluía falar. “Acredito que ter aprendido a falar foi um milagre e, claro, graças aos meus pais que me proporcionaram receber os estímulos. Alguém lá em cima gosta de mim”, explica.

#PraCegoVer: Profissionais da educação inclusiva posam para foto com palestrante. Uma delas faz o sinal de Libras. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Atualmente, Sueli Ramalho Segala é atriz, escritora, professora de línguas, intérprete e poliglota em 32 línguas de sinais, uma grande estudiosa da língua de sinais. Ela explica que o interesse por esse assunto teve início quando, ainda pequena, percebeu que a língua de sinais não tem concordância nominal e verbal, preposição, artigos, e viu que as escritas de ouvintes tinham este fenômeno. “Eu tentava descobrir porque existia essa diferença, e isso me motivou a pesquisar cada vez mais. Meu pai recebia em nossa casa muitos surdos de outros países, e aprendi com esses estrangeiros. Eu ficava horas ouvindo, alias vendo, eles contarem histórias da cultura de outros países, através da própria língua estrangeira.”

Sueli conclui deixando importantes reflexões. Ela destaca a importância do ensino de Libras para a sociedade e, principalmente, para as famílias de pessoas surdas. “Há uma grande dificuldade das crianças surdas em comunicar-se com a própria família. É na família que acontece a primeira educação. Muitos pais querem aprender a se comunicar com seus filhos, mas não sabem como.”

O ensino de Libras é primordial para o desenvolvimento do surdo, porque esse indivíduo tem o recurso visual como suporte. Essa pessoa não tem recurso auditivo.

Os sinais indicam o caminho para diminuir as distâncias entre ouvintes e surdos.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais

A praia do Massaguaçu recebeu no último final de semana, cerca de 100 competidores da 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista, organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Além de promover o esporte, o evento também foi solidário. Foram arrecadados 50 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 23/04/2024
Prefeitura realiza limpeza de vala de drenagem e roçada em frente ao Hospital Regional
Prefeitura realiza limpeza de vala de drenagem e roçada em frente ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a limpeza das áreas verdes adjacentes ao Hospital Regional do Litoral Norte, localizado no bairro Pontal de Santamarina, região Centro/Sul da cidade. Equipes da Sesep trabalham desde o início da semana, utilizando uma retroescavadeira, fazendo o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, atualizou o processo de solicitação e avaliação do Auxílio Funeral. As mudanças, que foram implementadas a partir de 1° de janeiro, seguem as diretrizes do Decreto nº 1908/2023. Para solicitar o Auxílio Funeral, é necessário dirigir-se diretamente à funerária

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Concurso de Fotografia do 'Dia do Observador de Aves' recebe mais de 100 fotos concorrentes em Caraguatatuba
Concurso de Fotografia do ‘Dia do Observador de Aves’ recebe mais de 100 fotos concorrentes em Caraguatatuba

Encerrado o concurso de fotografia nesta quarta-feira (1/05), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, segue para a próxima etapa, que é a avaliação das fotos enviadas pelos participantes. O evento reuniu mais de 100 fotografias distintas, o que surpreendeu a organização do

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 03/05/2024