Pesquisar No Site
Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos

Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos
A comemoração de mil vidas atendidas pela Comunidade Terapêutica Luz do Caminho foi marcada pela emoção, nessa quinta-feira (03/10), na sede do espaço, no Pegorelli e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior..
A instituição trata de dependentes químicos do sexo masculino, entre 18 e 60 anos, em regime de internato.

#PraCegoVer: Salão da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. O prefeito Aguilar Júnior fala ao microfone. Ao seu lado direito, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes. Ao seu lado esquerdo estão o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos da Farmácia, e a presidente da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, Maria Lúcia de Melo. (Foto: Luís Gava)
A presidente da entidade, Maria Lúcia de Melo, contou que o trabalho começou em 2003 com apenas seis acolhidos e com pouca infraestrutura.
“Quando assumi os trabalhos na comunidade há 16 anos, a pedido da amiga Madalena Fachini, não sabia o que era a dependência química ou como administrar uma instituição. No início foi muito difícil, mas nunca me faltou força, fé e apoio para seguir em frente. Ampliamos a infraestrutura e os atendimentos. Agradeço especialmente à Prefeitura de Caraguatatuba pela importante e fundamental parceria nesses anos, ao Ministério Público, Rotary Club e Câmara Municipal”, declarou.
O prefeito disse que a comunidade gera inspiração e motivação. “Para mim, é com grande alegria que participo dessa celebração. O trabalho voluntário desenvolvido pela entidade é exemplo de amor ao próximo. Toda vez que venho, aqui, fico animado e tenho a certeza de quanto o poder público pode ser parceiro junto com vocês para fazer o bem e salvar vidas. Parabéns e contem conosco”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. No palco, Roberto Geral Crespo fala ao microfone. Várias pessoas estão sentadas na plateia escutando. (Foto: Luís Gava)
O psicólogo Antônio Carlos Gomes explicou um pouco mais sobre o funcionamento da casa e sua evolução e sobre o tratamento, que dura oito meses e é dividido em três etapas.
A primeira, é a desintoxicação. Dura em média dois meses e é a mais difícil, de acordo com o psicólogo Antônio Carlos Gomes. Depois vem a reintegração social, onde é trabalhada autoestima e a tomada de consciência e clareza da condição vivida. “Por último, passam pela ressocialização e voltam a ter contato com a sociedade carregando consigo uma visão positiva da vida”, explicou Gomes.
O psicólogo contou ainda sobre a rotina dos internos, de segunda a sábado. “Na parte da manhã, eles fazem atividades de manutenção do sítio e oficina de artesanato. À tarde, participam do processo Free Mind, desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista, Augusto Cury, base do tratamento. As visitas de familiares e amigos somente é permitida no primeiro e no terceiro domingo de cada mês”.
O público também assistiu à palestra “Mil vidas, renovação e fé”, com o estudioso em dependência química, Roberto Geraldo Crespo. Para encerrar foi servido um lanche preparado pelos internos e voluntários.
Também prestigiaram o evento a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, a coordenadora do Creas, Ana Maria Magagnini e o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Marcelino.
Serviço: Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. Rua Abra de Dentro, 2.330, bairro Pegorelli. Presidente, Maria Lúcia de Melo; vice-presidente, Sinésio Tanajura; 1ª secretária, Tânia Mara Luz; 2ª secretária, Jéssica Caroline Mucci; 1º tesoureiro, Carlos Roberto Luz; 2º tesoureiro, Jessé Laurindo e Conselho Fiscal: Méscia do Nascimento, Mara Scarcelli, Rosa Natalina Cury.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o