Pesquisar No Site

Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos

Destaques
Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos
Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos

A comemoração de mil vidas atendidas pela Comunidade Terapêutica Luz do Caminho foi marcada pela emoção, nessa quinta-feira (03/10), na sede do espaço, no Pegorelli e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior..

A instituição trata de dependentes químicos do sexo masculino, entre 18 e 60 anos, em regime de internato.

#PraCegoVer: Salão da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. O prefeito Aguilar Júnior fala ao microfone. Ao seu lado direito, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes. Ao seu lado esquerdo estão o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos da Farmácia, e a presidente da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, Maria Lúcia de Melo. (Foto: Luís Gava)

A presidente da entidade, Maria Lúcia de Melo, contou que o trabalho começou em 2003 com apenas seis acolhidos e com pouca infraestrutura.

“Quando assumi os trabalhos na comunidade há 16 anos, a pedido da amiga Madalena Fachini, não sabia o que era a dependência química ou como administrar uma instituição. No início foi muito difícil, mas nunca me faltou força, fé e apoio para seguir em frente. Ampliamos a infraestrutura e os atendimentos. Agradeço especialmente à Prefeitura de Caraguatatuba pela importante e fundamental parceria nesses anos, ao Ministério Público, Rotary Club e Câmara Municipal”, declarou.

O prefeito disse que a comunidade gera inspiração e motivação. “Para mim, é com grande alegria que participo dessa celebração. O trabalho voluntário desenvolvido pela entidade é exemplo de amor ao próximo. Toda vez que venho, aqui, fico animado e tenho a certeza de quanto o poder público pode ser parceiro junto com vocês para fazer o bem e salvar vidas. Parabéns e contem conosco”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. No palco, Roberto Geral Crespo fala ao microfone. Várias pessoas estão sentadas na plateia escutando. (Foto: Luís Gava)

O psicólogo Antônio Carlos Gomes explicou um pouco mais sobre o funcionamento da casa e sua evolução e sobre o tratamento, que dura oito meses e é dividido em três etapas.

A primeira, é a desintoxicação. Dura em média dois meses e é a mais difícil, de acordo com o psicólogo Antônio Carlos Gomes. Depois vem a reintegração social, onde é trabalhada autoestima e a tomada de consciência e clareza da condição vivida. “Por último, passam pela ressocialização e voltam a ter contato com a sociedade carregando consigo uma visão positiva da vida”, explicou Gomes.

O psicólogo contou ainda sobre a rotina dos internos, de segunda a sábado. “Na parte da manhã, eles fazem atividades de manutenção do sítio e oficina de artesanato. À tarde, participam do processo Free Mind, desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista, Augusto Cury, base do tratamento. As visitas de familiares e amigos somente é permitida no primeiro e no terceiro domingo de cada mês”.

O público também assistiu à palestra “Mil vidas, renovação e fé”, com o estudioso em dependência química, Roberto Geraldo Crespo. Para encerrar foi servido um lanche preparado pelos internos e voluntários.

Também prestigiaram o evento a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, a coordenadora do Creas, Ana Maria Magagnini e o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Marcelino.

Serviço: Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. Rua Abra de Dentro, 2.330, bairro Pegorelli. Presidente, Maria Lúcia de Melo; vice-presidente, Sinésio Tanajura; 1ª secretária, Tânia Mara Luz; 2ª secretária, Jéssica Caroline Mucci; 1º tesoureiro, Carlos Roberto Luz; 2º tesoureiro, Jessé Laurindo e Conselho Fiscal: Méscia do Nascimento, Mara Scarcelli, Rosa Natalina Cury.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes
Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes

A equipe de karatê de Caraguatatuba participou de uma competição realizada em Mogi das Cruzes e voltou para casa com importantes resultados. Entre os destaques da delegação caraguatatubense, Lyedson Soares conquistou o primeiro lugar no kumite, enquanto Marcos Benício garantiu o ouro no kata e ainda ficou com a segunda

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/05/2026
Ações contínuas do Programa “Pontes para o Futuro” garantem segurança e ordenamento urbano em Caraguatatuba
Ações contínuas do Programa “Pontes para o Futuro” garantem segurança e ordenamento urbano em Caraguatatuba

O Programa “Pontes para o Futuro”, uma parceria entre a Concessionária Tamoios e a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou mais uma ação na manhã da última terça-feira (9), em dois pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como objetivo promover o ordenamento e limpeza dos espaços públicos, melhorar as condições urbanas

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/06/2026
Prefeitura convoca mais 21 bolsistas do PEAD para trabalhar na limpeza pública de Caraguatatuba
Prefeitura convoca mais 21 bolsistas do PEAD para trabalhar na limpeza pública de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 21 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (27/5), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/05/2026
Reclamações financeiras e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba

O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou 504 dos 1.018 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Outros 514 atendimentos estavam ligados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 174 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/06/2026
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para lojas especializadas em Caraguatatuba
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para lojas especializadas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba abriu inscrições para lojas especializadas em vinhos interessadas em participar da 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada na próxima semana, de 25 a 28 de junho, na Praça da Cultura, no Centro. O chamamento público, divulgado pela Secretaria de Turismo prevê a seleção de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/06/2026