Pesquisar No Site

Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos

Destaques
Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos
Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos

A comemoração de mil vidas atendidas pela Comunidade Terapêutica Luz do Caminho foi marcada pela emoção, nessa quinta-feira (03/10), na sede do espaço, no Pegorelli e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior..

A instituição trata de dependentes químicos do sexo masculino, entre 18 e 60 anos, em regime de internato.

#PraCegoVer: Salão da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. O prefeito Aguilar Júnior fala ao microfone. Ao seu lado direito, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes. Ao seu lado esquerdo estão o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos da Farmácia, e a presidente da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, Maria Lúcia de Melo. (Foto: Luís Gava)

A presidente da entidade, Maria Lúcia de Melo, contou que o trabalho começou em 2003 com apenas seis acolhidos e com pouca infraestrutura.

“Quando assumi os trabalhos na comunidade há 16 anos, a pedido da amiga Madalena Fachini, não sabia o que era a dependência química ou como administrar uma instituição. No início foi muito difícil, mas nunca me faltou força, fé e apoio para seguir em frente. Ampliamos a infraestrutura e os atendimentos. Agradeço especialmente à Prefeitura de Caraguatatuba pela importante e fundamental parceria nesses anos, ao Ministério Público, Rotary Club e Câmara Municipal”, declarou.

O prefeito disse que a comunidade gera inspiração e motivação. “Para mim, é com grande alegria que participo dessa celebração. O trabalho voluntário desenvolvido pela entidade é exemplo de amor ao próximo. Toda vez que venho, aqui, fico animado e tenho a certeza de quanto o poder público pode ser parceiro junto com vocês para fazer o bem e salvar vidas. Parabéns e contem conosco”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. No palco, Roberto Geral Crespo fala ao microfone. Várias pessoas estão sentadas na plateia escutando. (Foto: Luís Gava)

O psicólogo Antônio Carlos Gomes explicou um pouco mais sobre o funcionamento da casa e sua evolução e sobre o tratamento, que dura oito meses e é dividido em três etapas.

A primeira, é a desintoxicação. Dura em média dois meses e é a mais difícil, de acordo com o psicólogo Antônio Carlos Gomes. Depois vem a reintegração social, onde é trabalhada autoestima e a tomada de consciência e clareza da condição vivida. “Por último, passam pela ressocialização e voltam a ter contato com a sociedade carregando consigo uma visão positiva da vida”, explicou Gomes.

O psicólogo contou ainda sobre a rotina dos internos, de segunda a sábado. “Na parte da manhã, eles fazem atividades de manutenção do sítio e oficina de artesanato. À tarde, participam do processo Free Mind, desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista, Augusto Cury, base do tratamento. As visitas de familiares e amigos somente é permitida no primeiro e no terceiro domingo de cada mês”.

O público também assistiu à palestra “Mil vidas, renovação e fé”, com o estudioso em dependência química, Roberto Geraldo Crespo. Para encerrar foi servido um lanche preparado pelos internos e voluntários.

Também prestigiaram o evento a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, a coordenadora do Creas, Ana Maria Magagnini e o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Marcelino.

Serviço: Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. Rua Abra de Dentro, 2.330, bairro Pegorelli. Presidente, Maria Lúcia de Melo; vice-presidente, Sinésio Tanajura; 1ª secretária, Tânia Mara Luz; 2ª secretária, Jéssica Caroline Mucci; 1º tesoureiro, Carlos Roberto Luz; 2º tesoureiro, Jessé Laurindo e Conselho Fiscal: Méscia do Nascimento, Mara Scarcelli, Rosa Natalina Cury.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024