Pesquisar No Site
Voluntários retiram mais de 700 Kg de lixo no Dia Mundial de Limpeza de Praia

Voluntários retiram mais de 700 Kg de lixo no Dia Mundial de Limpeza de Praia
O sábado foi agitado em sete praias de Caraguatatuba com a ação do World Cleanup Day – Dia Mundial da Limpeza de Praia.

#PraCegoVer: Várias pessoas estão ao redor de muitos sacos pretos onde contam a quantidade de lixo recolhido na praia (Fotos: Luis Gava /PMC).
Em pouco menos de quatro horas foram retirados da areia e do mar cerca de 700 quilos de lixo das praias Martim de Sá, Porto Novo, Centro, Camaroeiro, Mococa, Cocanha e Indaiá.
O movimento contou com a participação de instituições, empresas e ONGs em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Educação, Esporte e Serviços Público.
Somente na Martim de Sá foram em torno de 200 voluntários que arregaçaram as mangas e retiraram mais de 160 quilos de resíduos, entre eles, sacolas plásticas e plásticos em geral, microrresíduos (menores de 2,5 cm), perto de 3 mil bitucas de cigarro, 309 unidades de garrafas PET e vidro, latinhas, palitos de churrasco, 132 canudos), além de fraldas, preservativos, chinelos, brinquedos, pedaços de madeira, banco de barco, pedaços de redes de pesca, anzóis, palitos de pirulitos, embalagens (salgadinhos, sorvetes e bala), sachês de ketchup, tampinhas de garrafas, lacres de alumínio, caixa A-Z, isopor, guardanapos, embalagem de cigarro, caixinha de suco, tampinhas de garrafas.
“Não achei que ia ver tanta coisa assim”, se impressionou a estudante Paola Stéfany dos Santos, aluna do 8º Ano do Colégio Canópus, que liderou a ação na praia. Cadeirinha de bebê foi uma das coisas mais bizzaras que o grupo achou.

#PraCegoVer: Seis jovem e adultos seguram um cadeirinha de criança e um saco de lixo preto (Fotos: Luis Gava /PMC).
A jovem Maria Laura Prebianchi, 13 anos, foi uma das mentoras da limpeza ao se reunir com mais três amigas e propor uma ação. “Eu vi um documentário onde uma tartaruga morria ao engolir plástico e isso mexeu comigo”, relembrou.
Sua mãe Ana Paula Prebianchi ficou encantada com a sugestão e correu atrás para que ela fosse viabilizada. “Estou muito feliz, valeu a pena porque tivemos mais voluntários que podíamos imaginar e ao mesmo tempo triste em ver que as pessoas ainda deixam seu lixo nas praias”.
Ana Paula conseguiu apoio do Colégio Canópus, empresa Elo, M&M Empreendimento, Milk Shake Mix, Alfa 7 Comunicação Visual, mergulhadores profissionais do Scuba Diving, Supermercado Dia, JoyPay Meios de Pagamento, Instituto Sada Shiva e outros.
Nas outras praias participaram voluntários da Guarda Mirim Municipal e do time de futebol americano Ghost Ship, ONG Caraguatás Ambiental, com o apoio do Instituto Terra e Mar, ONG Acaju, Colégio Objetivo, Grupo de Pescadores do Massaguaçu
Instituto Federal de SP (IFSP) e Rotary Club.

#PraCegoVer: Duas jovens com uniforma azul seguram saco preto e pegam lixo da praias (Fotos: Luis Gava /PMC).
O movimento chamou a atenção da turista Endeida Ióris, médica de Pinhalzinho (SP) que não resistiu e também passou a ajudar na coleta do lixo. “Estou emocionada em ver essas crianças limpando a praia e acho que deveria ser feito pelo menos uma vez por semana”, sugeriu.
Ação cívica
O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios foi realizado em 1.200 cidades brasileiras. No ano passado, o projeto engajou 200 mil voluntários que retiraram cerca de 2 mil toneladas de lixo ilegal em 363 cidades do país
Esta é considerada a maior ação cívica da história e reúne cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países que realizam a limpeza simultânea das cidades no ano passado.
O projeto coletivo começou na Estônia, no ano de 2008. Na época, 50 mil pessoas se reuniram para limpar o lixo despejado ilegalmente em terrenos baldios do país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica, que reduziu o problema daquele país em 75%, foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam de “Let’s Do It!” (Vamos fazer isso! em português). O sucesso da ação no país do leste europeu se espalhou pelo mundo.
Veja Também Recentes

Saída fotográfica noturna explora luzes, cores e movimentos no Parque de Diversões Trombini neste sábado
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (21), das 17h30 às 21h30, uma saída fotográfica no Parque de Diversões Trombini, no Centro da cidade. O ponto de encontro será em frente ao quiosque Coconut, ao lado do parque. A

Secretaria de Saúde realiza café da manhã em homenagem ao Dia do Assistente Social
Em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado na última quinta-feira, 15 de maio, a Secretaria de Saúde promoveu um café da manhã voltado às profissionais da área. A ação foi promovida pela Diretoria de Assistência à Saúde. O encontro, realizado nas dependências da Secretaria de Saúde, teve o objetivo

Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza descentralizada dos bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com os trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos, Indaiá, Ponte Seca, Caputera, Estrela D’Alva Casa Branca, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Palestra da Reforma tributária reúne 100 profissionais do ramo da construção em Caraguatatuba
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais dos ramos da construção civil, imobiliário, contábil e do setor público assistiram à palestra “Reforma Tributária e seus Impactos na Construção Civil e no Mercado Imobiliário: Cenários e Oportunidades” na última segunda-feira (16/6), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá. Organizada pela Associação

Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 103 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor