Pesquisar No Site
Alunos do CIDE Tinga realizam Sarau Literário
Alunos do CIDE Tinga realizam Sarau Literário
A EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, do bairro Tinga, realizou na noite de sexta-feira (20/09), o 3º Sarau Literário, dentro das atividades da 9ª FLIC – Feira Literária de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Em pé, duas alunas. Uma delas, à esquerda, segura uma moldura representando uma janela. Ao fundo, há crianças sentadas e uma máquina de escrever em tamanho grande, compondo o cenário. (Fotos: Luis Gava/PMC).
Desde o início do ano letivo, os alunos foram apresentados às obras dos três autores homenageados nesta 9ª edição da feira. Eles desenvolveram atividades de leitura e produção textual, e elaboraram materiais e apresentações artístico-culturais.
Nesta edição, foram apresentadas releituras das obras de Carlos Drummond de Andrade e José Paulo Paes.
No palco do Teatro Mário Covas, o cenário foi um espetáculo à parte. Livros, máquinas de escrever, caixotes, janelas e um bonito jogo de luzes, ambientavam a viagem literária proposta pelo Sarau.

#PraCegoVer: Palco do Teatro Mário Covas durante o Sarau Literário, Ao fundo está projetada a imagem de três alunos, com uniforme municipal, dois meninos e uma menina. No palco, o cenário é composto por livros, caixotes e máquina de escrever. (Fotos: Luis Gava/PMC).
O vice-diretor Robson Nascimento conta que professores e alunos começaram a elaborar os cenários no mês de abril, quando foram divulgados quais seriam os autores homenageados e, foi também, quando começaram os ensaios.
Ele diz que todo o cenário foi criado de maneira sustentável, com papelão. “Utilizamos, em maioria, caixas de eletrodomésticos, que buscávamos em lojas da região”, disse.
Emocionado, o diretor da unidade escolar, Elton Pedrozo, parabenizou e agradeceu toda a equipe da unidade, aos pais e alunos, a comunidade, pelo engajamento e dedicação, que puderam ser notados em cada detalhe durante as apresentações.
A coordenadora, Gabriela Pancheri, explica que o projeto do Sarau, tem como objetivos, estimular nos alunos o desenvolvimento do gosto pela leitura, valorização dos autores brasileiros, desenvolver a capacidade exploratória e investigativa, articular as ações de produção textual e artístico-cultural, além de fortalecer os vínculos escola-família.
O CIDE Tinga é uma unidade escolar de período integral da rede municipal de ensino, que além do ensino regular, oferece diversas oficinas culturais realizadas em parceria com a FUNDACC, além de coral, banda e atividades esportivas.
FLIC
A 9ª edição da FLIC inicia oficialmente nesta terça-feira (24/09). A feira tem como proposta despertar o interesse pela leitura e criar situações literárias e culturais no espaço escolar, com trabalho voltado a partir de autores da Literatura Brasileira.
Nesta edição, serão três autores homenageados pelos alunos da rede municipal e particular de ensino: Heloísa Prieto: Educação Infantil; José Paulo Paes: Ensino Fundamental I; Carlos Drummond de Andrade: Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.
As atividades serão realizadas nas unidades escolares, no Teatro Mário Covas, Secretaria de Educação e também na FUNDACC e Serramar Shopping, parceiros do projeto.
Veja Também Recentes
Vôlei masculino Sub-16 de Caraguatatuba vence Ubatuba e avança à fase regional da Copa São Paulo
A equipe masculina de voleibol Sub-16 de Caraguatatuba entrou em quadra na manhã de sábado (22), no Ginásio de Esportes Benedito Lippi, o Ginásio do Poiares, em busca da classificação para a fase regional da Copa São Paulo. Com organização tática, concentração e espírito de equipe, os atletas mantiveram o
Pirata Cup define equipes classificadas para fase final no Centro Esportivo
O Pirata Cup movimentou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) no último sábado (22) com os jogos que definiram as equipes classificadas para a fase final da competição. As partidas também foram transmitidas pela plataforma Youtube, ampliando o acesso do público aos confrontos. A rodada deu sequência ao campeonato
Caraguatatuba abre Campanha Agosto Lilás e reforça conscientização pelos 20 anos da Lei Maria da Penha
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última quarta-feira (5), a abertura oficial da Campanha Agosto Lilás, na Praça Cândido Mota, no Centro. Coordenada pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a ação reuniu representantes do poder público, entidades parceiras e sociedade civil em uma mobilização voltada à conscientização, prevenção
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher reforça participação feminina em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, promove, no dia 26 de agosto, o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher. O evento ocorre das 9h às 17h, no Auditório Maristela Araújo, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), localizada