Pesquisar No Site
Alunos do CIDE Tinga realizam Sarau Literário
Alunos do CIDE Tinga realizam Sarau Literário
A EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, do bairro Tinga, realizou na noite de sexta-feira (20/09), o 3º Sarau Literário, dentro das atividades da 9ª FLIC – Feira Literária de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Em pé, duas alunas. Uma delas, à esquerda, segura uma moldura representando uma janela. Ao fundo, há crianças sentadas e uma máquina de escrever em tamanho grande, compondo o cenário. (Fotos: Luis Gava/PMC).
Desde o início do ano letivo, os alunos foram apresentados às obras dos três autores homenageados nesta 9ª edição da feira. Eles desenvolveram atividades de leitura e produção textual, e elaboraram materiais e apresentações artístico-culturais.
Nesta edição, foram apresentadas releituras das obras de Carlos Drummond de Andrade e José Paulo Paes.
No palco do Teatro Mário Covas, o cenário foi um espetáculo à parte. Livros, máquinas de escrever, caixotes, janelas e um bonito jogo de luzes, ambientavam a viagem literária proposta pelo Sarau.

#PraCegoVer: Palco do Teatro Mário Covas durante o Sarau Literário, Ao fundo está projetada a imagem de três alunos, com uniforme municipal, dois meninos e uma menina. No palco, o cenário é composto por livros, caixotes e máquina de escrever. (Fotos: Luis Gava/PMC).
O vice-diretor Robson Nascimento conta que professores e alunos começaram a elaborar os cenários no mês de abril, quando foram divulgados quais seriam os autores homenageados e, foi também, quando começaram os ensaios.
Ele diz que todo o cenário foi criado de maneira sustentável, com papelão. “Utilizamos, em maioria, caixas de eletrodomésticos, que buscávamos em lojas da região”, disse.
Emocionado, o diretor da unidade escolar, Elton Pedrozo, parabenizou e agradeceu toda a equipe da unidade, aos pais e alunos, a comunidade, pelo engajamento e dedicação, que puderam ser notados em cada detalhe durante as apresentações.
A coordenadora, Gabriela Pancheri, explica que o projeto do Sarau, tem como objetivos, estimular nos alunos o desenvolvimento do gosto pela leitura, valorização dos autores brasileiros, desenvolver a capacidade exploratória e investigativa, articular as ações de produção textual e artístico-cultural, além de fortalecer os vínculos escola-família.
O CIDE Tinga é uma unidade escolar de período integral da rede municipal de ensino, que além do ensino regular, oferece diversas oficinas culturais realizadas em parceria com a FUNDACC, além de coral, banda e atividades esportivas.
FLIC
A 9ª edição da FLIC inicia oficialmente nesta terça-feira (24/09). A feira tem como proposta despertar o interesse pela leitura e criar situações literárias e culturais no espaço escolar, com trabalho voltado a partir de autores da Literatura Brasileira.
Nesta edição, serão três autores homenageados pelos alunos da rede municipal e particular de ensino: Heloísa Prieto: Educação Infantil; José Paulo Paes: Ensino Fundamental I; Carlos Drummond de Andrade: Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.
As atividades serão realizadas nas unidades escolares, no Teatro Mário Covas, Secretaria de Educação e também na FUNDACC e Serramar Shopping, parceiros do projeto.
Veja Também Recentes
Andressa e Hiago, DJ Miro e Paóli encerram programação de food trucks no Complexo do Camaroeiro em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, neste fim de semana, o encerramento da programação promovida no Complexo Turístico do Camaroeiro, em parceria com empreendedores de food trucks e com apoio da Secretaria de Turismo. Ao longo dos últimos dias, o evento reuniu moradores e turistas em um dos principais pontos da
Centro de Controle de Zoonoses abre 250 vagas para agendar castração de cães e gatos na próxima segunda-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 250 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional (castração) na segunda-feira (6), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro
Ações integradas reforçam cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
O Governo Municipal promove o fortalecimento de estratégias de acolhimento e reinserção social às pessoas em situação de rua. Na última quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), foi realizada mais uma ação integrada de abordagem social em pontos estratégicos do município. As atividades envolvem os programas “Ruas da Esperança” e “Pontes
Solicitação da CIPTEA passa a ser presencial em Caraguatatuba
O processo de solicitação e retirada da Carteira de Identificação da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a CIPTEA, passa a ser efetuada, presencialmente, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira, a partir desta sexta-feira (10). Antes o pedido
Prefeitura chama mais 14 bolsistas do PEAD para manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 14 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até quinta-feira (2/4), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no centro. Após a assinatura do contrato, os convocados vão