Pesquisar No Site

Convênio Prefeitura e Stella Maris cria novos serviços e aumenta retaguarda de especialidades

Publicado em: 23/09/2019
Destaques
Convênio Prefeitura e Stella Maris cria novos serviços e aumenta retaguarda de especialidades
Convênio Prefeitura e Stella Maris cria novos serviços e aumenta retaguarda de especialidades

A Prefeitura de Caraguatatuba e a Casa de Saúde Stella Maris aumentaram o número de atendimentos de retaguarda de especialidades em diversas áreas.

A medida só foi efetivada graças às melhorias contratuais previstas no convênio entre as instituições, bem como exigências feitas pela Prefeitura para que houvesse aumento no repasse financeiro ao Instituto das Pequenas Missionárias, responsável pela administração hospitalar do Stella Maris.

O repasse saiu de R$ 2,2 milhões/mês em 2016 para R$ 3,6 milhões/mês em 2019, porém foram criados diversos serviços de atendimentos, consultas e plantões com especialistas.

Segundo relatório emitido pela Secretaria de Saúde, foram criadas as coberturas de urologia, nefrologia, psiquiatria, cardiologia e vascular.

Além disso, foram implantados seis horas diárias de profissionais neurologistas de forma presencial e um plantonista 24 horas  e mais um médico de plantão de sobreaviso para bucomaxilo, especialidades muito usadas em casos de acidente de trânsito graves.

Ainda de acordo com o relatório, houve aumento de 50% no número de profissionais emergencistas, ortopedistas, cirurgião geral e ultrassonografistas. Em acordo com a direção do Stella Maris, hoje há visita diária de todos estes especialistas, pois antes era somente clínico geral, cardiologista, ortopedista e casos de cirurgia.

Mais números

O convênio assinado em 2019 entre Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto das Pequenas Missionárias possibilitou também a contratação de exames de tomografia (150 por mês) e o aumento de consultas de ortopedia (300/mês em 2016 para 530/mês em 2019), consultas de cirurgia (100/mês em 2016 para 330/mês em 2019), consultas de cirurgia de vascular (150/mês em 2016 para 180/mês em 2019). Além disso, houve aumento no número de internações passando de 512 por mês em 2016 para 668 por mês em 2019.

Ampliação de leitos

A Prefeitura de Caraguatatuba deu início em junho nas obras de ampliação de 54 leitos hospitalares na Casa de Saúde Stella Maris.

Conforme o projeto, a Santa Casa contará com mais 54 novos leitos de enfermaria/internação, leitos de urgência e emergência, leitos de observação, além de espaço médico, sala de expurgo, copa de funcionários, vestiários de funcionários, enfermarias, espaço de isolamento, sala de preparo, farmácia, posto de enfermagem, cozinha hospitalar, câmaras frias, área de inspeção de alimentos, copa de distribuição, sala de leitos de observação, sala de leitos de emergência, rouparias, consultórios, recepção, sala de espera, sala de inalação, sala de medicação, área de maca, espaço Samu, sala de higienização, banheiros acessíveis, rampas, estacionamentos, paisagismo e guarita nova. O investimento gira em torno de R$ 14 milhões.

O Stella Maris possui hoje 157 leitos, sendo 116 para pacientes SUS e 41 para convênios particulares.

A Prefeitura de Caraguatatuba destaca ainda que estão em andamento mais duas outras obras na Casa de Saúde Stella Maris, com recursos estaduais e federais. Trata-se de mais 10 leitos de psiquiatria e um novo Ambulatório.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

curso
Secretaria de Governo e ETEC abrem inscrições para cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Excel

Estão abertas, até o dia 1º de junho, as inscrições para os cursos de Assistente Administrativo e Excel oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com a ETEC – Escola Técnica de Caraguatatuba. Cada um terá 20 vagas. Inscrições pelo link https://tinyurl.com/4jvtes65. O conteúdo do curso de Assistente

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 27/05/2026
WhatsApp Image 2026-05-27 at 10.50.01
Caraguatatuba marca presença em evento nacional sobre qualidade e sustentabilidade do pescado

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, participou da 10ª edição do SIMCOPE – Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Santos (SP). O evento é considerado uma importante referência

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 27/05/2026
Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Caraguatatuba
Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba (CMDCA) realizou cerimônia de pose dos Conselheiros Tutelares do processo de escolha suplementar, na quinta-feira (18), em cerimônia na Videoteca Lúcio Braun, Centro. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar e proteger os direitos das crianças

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/06/2026
Capacitação fortalece comunicação e amplia oportunidades de financiamento para projetos culturais
Capacitação fortalece comunicação e amplia oportunidades de financiamento para projetos culturais

Aproximadamente 30 pessoas participaram nos dias 28 e 29 de maio, no Polo Cultural do Centro, em Caraguatatuba, do curso gratuito “Crie o Plano de Comunicação e Captação de Recursos de um Projeto Cultural”. A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo, a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2026
WhatsApp Image 2026-06-15 at 12.31.00
Caraguatatuba conquista vice-campeonato da Liga Metropolitana de Basquete Feminino Adulta

Caraguatatuba conquistou o segundo lugar na Liga Metropolitana de Basquete Feminino, em competição realizada neste domingo (14), no SESC de Taubaté. Representando o município, as atletas Vitória, Waly, Jaqueline, Juliana, Larissa, Carolina, Catarina, Tamires, Javieira, Sabrina, Maria Eugênia e a capitã Thays demonstraram talento, determinação e espírito de equipe ao

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/06/2026