Pesquisar No Site
Cantinho da amamentação é inaugurado no CEI Messias Mendes

Cantinho da amamentação é inaugurado no CEI Messias Mendes
Foi inaugurado na manhã desta terça-feira, (17/09), no CEI Messias Mendes de Souza, no bairro do Ipiranga, o “Cantinho da Amamentação”.

#PraCegoVer: Em pé, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Samara Aguilar, conversa com educadora. Ao fundo está o cantinho da amamentação e o lactário. (Fotos: Divulgação/PMC)
Com o intuito de estimular a amamentação, o espaço conta com decoração de berçário e poltrona de amamentação. É um ambiente reservado e fica ao lado do lactário da unidade, de forma a proporcionar conforto e privacidade para as mamães que estão amamentando e também facilitar àquelas que desejarem retirar o leite e armazená-lo.
A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos e, através da diretora, Cristiana Picoli, parabenizou toda a equipe gestora e funcionários da unidade. “Parabéns pelo excelente trabalho que é realizado diariamente e pela atenção e cuidado com nossas crianças”, disse.

#PraCegoVer: Em pé, autoridades e educadoras posam para foto. Algumas seguram um pequeno arranjo de flores nas mãos. (Imagem: Reprodução)
O cantinho da amamentação é uma ação que faz parte das atividades propostas pelo projeto Primeiríssima Infância, e tem como objetivo incentivar as mulheres que estão amamentando, as que mesmo retornando ao trabalho, compreendem a importância de manter a amamentação para o desenvolvimento da criança.
A psicóloga Sílvia Helena, articuladora do programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, explica que todas as unidades de educação infantil estão em fase de adequação para disponibilizar o espaço.
Presente à inauguração, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Samara Aguilar, parabenizou a iniciativa. “Ter um espaço específico para a amamentação é muito importante. Além das crianças, precisamos olhar para as mães. Acredito que tendo um espaço para ela, por mais simples que seja, fará muita diferença”, disse.
A coordenadora do Centro de Aleitamento Materno Infantil (CEAMI), Ana Cláudia Tripac, complementou dizendo que “a amamentação é responsabilidade de todos, não só da mulher. A mãe precisa receber o apoio da família, da comunidade, da equipe de saúde e do governo. Estamos todos de parabéns”.
Além de incentivar o aleitamento materno, é fundamental chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pela mãe que trabalha e amamenta, e pela discriminação e intolerância em relação à amamentação que ainda acontece em espaços públicos.
CEAMI
Em Caraguatatuba temos o CEAMI – Centro de Atendimento Materno Infantil, que entre os principais objetivos busca o fortalecimento de vínculo entre mãe, pai e filho para contribuir com a formação de personalidades sadias nas crianças.
Além disso, este vínculo favorece a prevenção contra a violência doméstica, por meio de aulas como Shantala Bebê, Banho de Ofurô, Curso de Pais, Hora da Papinha e diversos grupos educativos.
No local são disponibilizados os seguintes serviços:
- Shantala Bebê (Massagem para bebê) | Toda sexta-feira às 16h
- Banho de Ofurô (Banho de balde) | Toda sexta-feira às 16h30
- Curso de Pais | Toda quinta-feira às 19h na unidade CEAMI e BLH
- A Hora da Papinha | Toda primeira segunda-feira do mês às 15h30
O CEAMI fica localizado na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 2135 – Sumaré.
Veja Também Recentes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da