Pesquisar No Site
Cantinho da amamentação é inaugurado no CEI Messias Mendes
Cantinho da amamentação é inaugurado no CEI Messias Mendes
Foi inaugurado na manhã desta terça-feira, (17/09), no CEI Messias Mendes de Souza, no bairro do Ipiranga, o “Cantinho da Amamentação”.

#PraCegoVer: Em pé, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Samara Aguilar, conversa com educadora. Ao fundo está o cantinho da amamentação e o lactário. (Fotos: Divulgação/PMC)
Com o intuito de estimular a amamentação, o espaço conta com decoração de berçário e poltrona de amamentação. É um ambiente reservado e fica ao lado do lactário da unidade, de forma a proporcionar conforto e privacidade para as mamães que estão amamentando e também facilitar àquelas que desejarem retirar o leite e armazená-lo.
A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos e, através da diretora, Cristiana Picoli, parabenizou toda a equipe gestora e funcionários da unidade. “Parabéns pelo excelente trabalho que é realizado diariamente e pela atenção e cuidado com nossas crianças”, disse.

#PraCegoVer: Em pé, autoridades e educadoras posam para foto. Algumas seguram um pequeno arranjo de flores nas mãos. (Imagem: Reprodução)
O cantinho da amamentação é uma ação que faz parte das atividades propostas pelo projeto Primeiríssima Infância, e tem como objetivo incentivar as mulheres que estão amamentando, as que mesmo retornando ao trabalho, compreendem a importância de manter a amamentação para o desenvolvimento da criança.
A psicóloga Sílvia Helena, articuladora do programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, explica que todas as unidades de educação infantil estão em fase de adequação para disponibilizar o espaço.
Presente à inauguração, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Samara Aguilar, parabenizou a iniciativa. “Ter um espaço específico para a amamentação é muito importante. Além das crianças, precisamos olhar para as mães. Acredito que tendo um espaço para ela, por mais simples que seja, fará muita diferença”, disse.
A coordenadora do Centro de Aleitamento Materno Infantil (CEAMI), Ana Cláudia Tripac, complementou dizendo que “a amamentação é responsabilidade de todos, não só da mulher. A mãe precisa receber o apoio da família, da comunidade, da equipe de saúde e do governo. Estamos todos de parabéns”.
Além de incentivar o aleitamento materno, é fundamental chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pela mãe que trabalha e amamenta, e pela discriminação e intolerância em relação à amamentação que ainda acontece em espaços públicos.
CEAMI
Em Caraguatatuba temos o CEAMI – Centro de Atendimento Materno Infantil, que entre os principais objetivos busca o fortalecimento de vínculo entre mãe, pai e filho para contribuir com a formação de personalidades sadias nas crianças.
Além disso, este vínculo favorece a prevenção contra a violência doméstica, por meio de aulas como Shantala Bebê, Banho de Ofurô, Curso de Pais, Hora da Papinha e diversos grupos educativos.
No local são disponibilizados os seguintes serviços:
- Shantala Bebê (Massagem para bebê) | Toda sexta-feira às 16h
- Banho de Ofurô (Banho de balde) | Toda sexta-feira às 16h30
- Curso de Pais | Toda quinta-feira às 19h na unidade CEAMI e BLH
- A Hora da Papinha | Toda primeira segunda-feira do mês às 15h30
O CEAMI fica localizado na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 2135 – Sumaré.
Veja Também Recentes
Peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” estreia em Caraguatatuba com entrada gratuita
O Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, recebe nos dias 2 e 3 de outubro (sexta-feira e sábado), às 19h, a estreia da peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael Carvalho, a peça
Conjunto Habitacional no Perequê-Mirim terá financiamento para famílias com renda na Faixa 2 do Programa Minha Casa Minha Vida
O empreendimento habitacional em construção no Perequê Mirim – Residencial Portal Mar dos Cristais, com 252 unidades de apartamentos, de aproximadamente 43m², promovidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) faz parte de um projeto de 1.890 unidades habitacionais que seriam destinadas às famílias
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado da Padroeira do Brasil
As repartições públicas da Prefeitura de Caraguatatuba estarão com atendimento ao público suspenso na próxima segunda-feira (12/10), em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Algumas secretarias mantêm serviços de plantão no período. O expediente recomeça na próxima terça-feira (13), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito
Caraguatatuba conta com 149 vagas de emprego no PAT nesta terça-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 149 vagas de emprego nesta terça-feira (13), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os