Pesquisar No Site
Mais de 30 pescadores participam da reunião sobre o Plano de Manejo da APA Marinha

Mais de 30 pescadores participam da reunião sobre o Plano de Manejo da APA Marinha
Mais de 30 pescadores e maricultores do município estiveram presentes nessa segunda-feira (26/08), para a reunião sobre o Plano de Manejo com a APA Marinha Litoral Norte, realizado das 10h às 13h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Foto das cadeiras da videoteca Lúcio Braun lotada com os pescadores que foram participar da reunião. E o apresentador do Plano de Manejo da APA Marinha enquanto inicia os debates (Foto: Cláudio Gomes/ PMC).
A reunião levantou questões relevantes sobre a atuação da pesca na região, focando nos tipos de equipamentos e embarcações usados pelos pescadores. Mediante a isso, foram discutidos assuntos de fiscalização, materiais, manutenção dos equipamentos e outros.
O debate seguiu de acordo com a minuta já pré-estabelecida e os participantes interagiram concordando ou discordado com as regulamentações. Muitas passaram por aprimoramento, conforme a intervenção dos pescadores.
O Suplente da APA Marinha e diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Ailton de Carvalho, que estava presente, concorda que o principal objetivo no momento é garantir que sejam criadas as melhores regulamentações para a pesca na região.
“Estamos concluindo essa etapa em conjunto e esse momento é muito importante, porque não há ninguém mais qualificado do que os pescadores para saber o que precisa ser feito para melhorar”, afirmou.
Para o pescador André Jacobelli, estar na reunião é uma forma de entender sobre os regramentos criados para pescadores, opinar e garantir uma qualidade no trabalho. “Vivemos disso, por isso é importante a gente participar. É um esclarecimento e uma chance da gente interagir”, explicou.
Após as devidas inclusões e melhorias na minuta, o documento será encaminhado ao Conselho Gestor e passará ainda por outras fases para ser avaliado e mandando para o governo. Ainda não há uma data definida para que a minuta entre em vigor.
Veja Também Recentes

Foragido por incêndio criminoso é preso pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Um homem procurado pela Justiça pelo crime de incêndio criminoso foi preso pela Guarda Civil Municipal (SP), no bairro Jaraguazinho, em Caraguatatuba (SP). A captura foi realizada durante patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira (13). Durante abordagem a um grupo de suspeitos, na Avenida José Benedito de Faria, os agentes

Caraguatatuba recebe oficina gratuita de mímica ‘O Corpo Cômico’ neste domingo
O Festival Felino 2025 realiza neste domingo (10/8), das 14h às 16h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de mímica ‘O Corpo Cômico’ com Alejo Linares. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/4dbkvhfr . A oficina é uma atividade provocadora e

Alunos plantam árvores em escola municipal durante ação do Projeto Arborizar
Alunos da CEI/Emei Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas em Caraguatatuba, passaram pela experiência de plantar árvores na manhã de quinta-feira (14). Uma ação organizada pela Secretaria de Urbanismo, que integra o Projeto Arborizar. Foram plantadas 22 mudas nativas da Mata Atlântica, sendo 15 espécies frutíferas, como a

Vinte e sete servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 27 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12

Teatro Mario Covas apresenta novo espetáculo do Circo Navegador neste domingo
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste domingo (17/8), às 20h, o novo espetáculo da companhia Circo Navegador: ‘Inteligência Artificial, Burrice Natural… cada coisa pelo seu nome!’ – uma provocação sobre o uso das tecnologias. A peça tem entrada gratuita e é voltada a maiores de 14 anos. A obra teatral