Pesquisar No Site
Auditório Maristela de Oliveira recebe lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’
Auditório Maristela de Oliveira recebe lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’
Nesta quinta-feira (15/08), a partir das 18h, no auditório Mariestela de Oliveira, acontecerá o lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’, da jornalista Priscila Siqueira.

#PraCegoVer: Sobre o palco, ao lado de uma cadeira vazia, a jornalista fala ao microfone (Fotos: JC Curtis/Fundacc).
O evento contará com apresentações de grupos tradicionais de música, dança e canto, além da noite de autógrafos e uma palestra com a jornalista e o representante do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Eduardo Camilo Terra dos Santos. O encontro será gratuito e aberto ao público.
Como jornalista, Priscila Siqueira já cobriu os conflitos de terra ao longo da rodovia Rio – Santos durante a Ditadura Militar, testemunhando a coação, invasão e roubo de terras de caiçaras, experiência que resultou no livro ‘Genocídio dos Caiçaras’.
É militante ambientalista e uma das fundadoras da SOS Mata Atlântica, do Movimento de Preservação de São Sebastião e da ONG (Organização não Governamental) Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas (SMM). Ela também já participou de vários congressos e seminários no Brasil e no exterior.
Também participam do encontro os grupos Maracatu Odé da Mata, Mamulengo e Moçambique do Perequê-Mirim com apresentações de dança e música tradicional.
Após as apresentações culturais e a palestra com a jornalista, que falará sobre a terceira edição do seu exemplar, o Dr. Eduardo Camilo Terra dos Santos irá apresentar o panorama atual e a defesa do caiçara por meio do MPF.
Eduardo Camilo Terra dos Santos é bacharel em direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós graduado em direito constitucional e em assistência técnica e agricultura familiar. Já atuou em diversos setores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Tocantins e em São Paulo. Desde 2016 é assessor jurídico do Núcleo de Defesa dos Direitos das Comunidades tradicionais da Procuradoria da República em Caraguatatuba.
Depois das palestras e da sessão de autógrafos com a jornalista Priscila Siqueira, ocorrerá uma apresentação do Água Viva Coral.
O evento tem apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, MPF, ONGs e Coletivos regionais.
Serviço
Lançamento 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’
Dia: 15/8, quinta-feira
Hora: a partir das 18h
Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro (Sede da Fundacc)
Mais informações: (12) 3897-5660
Veja Também Recentes
Nota Oficial – Homem Encontrado Morto na Praia das Palmeiras
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que não procede a versão divulgada por alguns veículos de comunicação da região que classificaram como “morador de rua” o homem que foi encontrado morto na tarde da última quarta-feira (4) na região da Praia das Palmeiras. De acordo com informações prestadas pela família, o
Coleta Seletiva e Ecopontos terão horário de funcionamento diferenciado no fim do ano em Caraguatatuba
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba informa os horários de funcionamento da coleta seletiva e dos ecopontos durante o período de festas de fim de ano, com o objetivo de orientar a população e garantir a correta destinação dos resíduos. Ecopontos Nos dias 24 e 31
Banda Municipal Carlos Gomes está com inscrições abertas para seleção de músicos
Estão abertas as inscrições, até o dia 7 de dezembro (domingo), para a seleção de músicos bolsistas interessados em compor a Banda Municipal Carlos Gomes no ano de 2026. Com mais de seis décadas de trajetória, o projeto integra o Programa de Formação Artística Avançada da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba(Fundacc),
Prefeitura de Caraguatatuba divulga Calendário Oficial de 2026 e compensações de jornada de trabalho
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Calendário Oficial de 2026 (Calendário Municipal) no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/. (Servidor/Calendário Municipal). Instituído pelo Decreto nº 2/2004, o calendário disciplina o horário de funcionamento das repartições públicas municipais e regulamenta a compensação de jornada diária não trabalhada, com base nos feriados
Caraguatatuba participa da 14° Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília
Caraguatatuba esteve oficialmente presente na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Brasília. A cidade foi representada pela assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Massaguaçu, Sueli Schima Mathias, que integrou a delegação paulista no