Pesquisar No Site

Acalento promove atividade prática com cavalos em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia

Destaques
Acalento promove atividade prática com cavalos em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia
Acalento promove atividade prática com cavalos em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia

Em alusão ao Dia Nacional da Equoterapia, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento, com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nesta sexta-feira (09/08), palestra e atividades práticas de interação com cavalos, promovendo o tema: Equoterapia e seus benefícios para a saúde física e mental.

#PraCegoVer: Fileira de cadeiras amarelas estão alinhadas de frente para os palestrantes. Os participantes do evento estão sentados prestando atenção na palestra; (Foto: Luis Gava/PMC)

O evento teve início às 9h com um coffee break e momento para os participantes conhecerem melhor o local. A palestra foi realizada em seguida, pelos funcionários da Acalento e especialistas da área da saúde como fisoterapeutas e psicopedagogos para explicar sobre o projeto e como ele colabora para o desenvolvimento dos pacientes.

A presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, afirma que o objetivo da entidade é difundir a prática equoterápica e fazê-la cada vez mais conhecida. “Nosso trabalho agrega muito na vida das pessoas. Oferecemos tratamento nas mais diversas áreas de reabilitação física, mental, social e esportiva e esperamos que as pessoas conheçam e se interessem por esse meio”, explicou.

Um dos momentos mais esperados pelos participantes foi a parte de interação com os animais. O intuito da atividade foi suscitar nas pessoas a curiosidade e explicar na prática qual é o trabalho realizado pela Associação.

#PraCegoVer: participantes sentados de costas em cadeiras amarelas, organizados em cima de um gramado. (Foto: Luis Gava/PMC)

A vice-presidente e funcionária da Acalento, Silvana Cordeiro, disse que a melhor parte é a atividade prática. “Os animais, em especial o cavalo, são parte importante das nossas vidas aqui. Passar um tempo com eles já acalma o espírito e restaura a paz. Eu recomendo a todas as pessoas”, disse.

A Acalento atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares com tratamento de habilitação e reabilitação, por meio de atendimentos ambulatoriais e equoterápicos. É uma organização filantrópica, sem fins econômicos, e tem o objetivo de desenvolver ações que contribuam para a reabilitação da pessoa com deficiência e sua integração na vida comunitária.

Vários profissionais envolvidos com educação e saúde no trabalho de reabilitação estiveram presentes no evento e se encataram com o espaço, com os animais e com as grandes possibilidades que o lugar oferece.

Além disso, também prestigiaram o evento, os secretários de saúde, Amauri Toledo, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, e de Esportes e Recreação, Flávio Nishyama, além de representantes das Secretarias, que mantêm parceria com a Acalento.

Segundo Léo Macedo, a Acalento é uma referência para a região. “As atividades praticadas aqui surtem efeitos muito positivos para o cotidiano de qualquer pessoa. E quando se trata de alguma deficiência, esses benefícios são ainda mais perceptíveis. Temos um espaço fantástico em nosso município”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas para os estabelecimentos interessados em participar da terceira edição do festival “Saberes e Sabores Caiçaras”, que será realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. A inscrição é facultada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024