Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências
Balanço divulgado pela Defesa Civil de Caraguatatuba aponta que de janeiro a maio deste ano foram atendidos mais de 200 casos de emergência.
As ocorrências se referem a escorregamento de terras, queda de árvores, destelhamentos em casas e prédios, inundações e até ataque de enxame de abelhas.
Os dois períodos mais críticos para a Defesa Civil foram em 15 de março, quando chuvas intensas provocaram escorregamentos de terra e inundações em diversas áreas e em 14 de maio, dia em que uma tempestade de vento destelhou inúmeras casas e derrubou dezenas de árvores.
Segundo Fabiane Franciele Maurício, membro da Defesa Civil há quatro anos, os pedidos são encaminhados por ordem de chegada e atendidos pelo critério de urgência.
“São cerca de 100 telefonemas por dia. Por isso, por telefone, procuramos obter informações que nos ajudem a discernir as ocorrências. Tirar as pessoas de situações de risco é sempre o nosso foco prioritário”, explicou.
Fabiana destaca que 90% dessas ligações não são emergenciais ou não estão relacionadas à Defesa Civil.
Ainda de acordo com ela, no caso de poda de árvores dentro de propriedades particulares, que não acarretam – Perigo de Risco Iminente (PQI) – por exemplo, o munícipe deve abrir um processo na prefeitura, que passará por avaliação da Secretaria do Meio Ambiente. “Mas é o próprio morador quem vai fazer o trabalho caso obtenha a autorização”, ressaltou.
Remoção

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências (Fotos: Luis Gava/PMC)
Para o também membro da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, em momentos críticos, quando o risco de escorregamento sobre casas é iminente, a Defesa Civil retira os moradores e determina a demolição imediata do imóvel. “Nesses casos, trabalhamos em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Serviços Públicos”.
Segundo Medeiros, no cotidiano da Defesa Civil, nem tudo é emergência. “Diariamente chegam entre cinco e seis processos no setor. Os mais comuns dizem respeito a vistorias em árvores para poda, emissão de laudos determinando se uma casa está em área de risco ou não, como também retirada de colméias”, explicou.
Tempo
Outro trabalho diário da equipe é o monitoramento dos boletins meteorológicos para checagem dos índices pluviométricos.
Caraguatatuba possui 16 pluviômetros espalhados em vários pontos da cidade e uma estação hidrológica no Rio Claro, que faz a leitura do nível do rio, que é um afluente do Rio Juqueriquerê, na região Sul. “São importantes instrumentos que nos ajudam muito no nosso trabalho diário”, complementa Medeiros.
Nos casos de desastres naturais, enchentes, alagamentos, escorregamentos de terras, ou qualquer outra situação de risco que exijam a atuação de profissionais, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, que está disponível 24 horas por dia.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário