Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguá assume gerenciamento do CIAPI em junho e ampliará serviços

DSC_3034 tr
Prefeitura de Caraguá assume gerenciamento do CIAPI em junho e ampliará serviços

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, anunciou na manhã dessa segunda-feira (22) que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) assume por um prazo de três meses, a partir de 1º de junho, o gerenciamento do Centro Dia e Centro de Convivência do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

A medida é válida até a contratação de nova Organização Social para o serviço, cujo edital está em fase de credenciamento.

Atualmente, o Ciapi é administrado pelo Instituto Lucas Amoroso Lima (ILA), sendo que o contrato com a instituição terminou há dois meses e houve aditamento por mais dois.

“O termo de gerenciamento do ILA se encerra no dia 31 de maio e apenas duas empresas se credenciaram para o chamamento público até o momento. Por esse motivo, a Prefeitura, por meio da Sepedi, assumirá a administração direta do Ciapi por três meses”, explicou Aguilar Júnior.

Em relação ao atual quadro de funcionários do ILA que presta serviço no Ciapi, o prefeito disse que, por questões jurídicas, a Prefeitura de Caraguatatuba não pode absorver profissionais terceirizados que já fazem parte do seu quadro de concursados como psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, motorista e assistente social.

“A Sepedi pode contratar legalmente coordenador técnico, intérprete de libras, monitores de artes manuais, informática, culinária, braille, de atividades socioeducativas e cuidadores. Todas as vagas constam no processo seletivo”, cita.

A ideia da administração é que os atuais funcionários do ILA possam ser aproveitados na nova Organização Social escolhida no chamamento público, mas nada impede que os mesmos participem do processo seletivo aberto pela Prefeitura de Caraguatatuba.

Aguilar Junior frisou que “todos os serviços prestados pelo Ciapi serão mantidos, sem prejuízo aos usuários nesse período de transição até que nova instituição seja selecionada para exercer a função após a licitação”.

A secretária da Sepedi, Giovana Pacelli Capucho, também adiantou que políticas públicas para atendimento da pessoa com deficiência e do idoso serão aperfeiçoadas para ampliar o atendimento, inclusive aos sábados, no Ciapi.

Processo Seletivo

O período de inscrições para o processo seletivo que visa preencher 22 vagas segue até a próxima quinta-feira (25/05).

Constam no edital uma vaga para coordenador técnico, uma para intérprete de libras, uma para monitor de artes manuais, uma para monitor de informática, uma para monitor de culinária, uma para monitor de braille, uma para monitor de atividades socioeducativas e 15 vagas para cuidador.

O atendimento aos interessados é realizado na Sepedi, das 9h às 12h, e das 14h às 16h, na Avenida Jorge Burihan, 10, no bairro Jardim Jaqueira.

Organização Social

Já o credenciamento de entidades que tenham interesse em obter qualificação como Organização Social em Caraguatatuba segue até o dia 27 de junho.

O procedimento visa posterior contratação, por meio licitatório, para desenvolvimento de políticas públicas no Centro Dia e Centro de Ciapi.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições do chamamento para expositores do Empreenda Caraguatatuba 2025 terminam na próxima sexta-feira
Inscrições do chamamento para expositores do Empreenda Caraguatatuba 2025 terminam na próxima sexta-feira

As inscrições do Chamamento Público nº 09/2025 para selecionar os expositores do Empreenda Caraguatatuba 2025 seguem até a próxima sexta-feira (31/10), às 16h, exclusivamente no site www.comprascaragua.com.br. O governo municipal promove a feira de empreendedorismo entre os dias 3 e 6 de dezembro, na Praça da Cultura, no Centro. Em

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/10/2025
Mais de dez bairros recebem ações de limpeza e manutenção na segunda quinzena de outubro
Mais de dez bairros recebem ações de limpeza e manutenção na segunda quinzena de outubro

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba entra na segunda quinzena de outubro com os trabalhos descentralizados de manutenção urbana nos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Poço da Anta, Morro do Algodão, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho, Ponte Seca, Rio do Ouro, Cidade Jardim, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/10/2025
Sarau do vinil e roda de conversa sobre tradição caiçara são atrações do sábado no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Sarau do vinil e roda de conversa sobre tradição caiçara são atrações do sábado no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) promove no sábado (18) duas ações artísticas e culturais com entrada gratuita e livre. Além da visita às exposições Memórias Poéticas  e Teares: Encontro de Culturas, em cartaz até 15 de novembro, o público pode participar de roda de conversa e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2025
Oficinas do 16º Litoral Encena estão com inscrições abertas
Oficinas do 16º Litoral Encena estão com inscrições abertas

O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba começa nesta sexta-feira (24/10) e promove até o dia 1º/11, uma extensa programação de espetáculos gratuitos em vários locais da cidade, com grupos oriundos de diferentes estados do país. Além de peças teatrais,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 23/10/2025
Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba
Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, acompanhados por funcionários da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, vistoriaram o bairro Rio do Ouro na última sexta-feira (17/10), para iniciar os trabalhos de regularização fundiária dentro do Programa Cidade Legal. Antes de percorrer o bairro, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/10/2025