Pesquisar No Site
Fundo Social de Caraguatatuba inicia turmas de Iniciação à Costura com 120 participantes
Fundo Social de Caraguatatuba inicia turmas de Iniciação à Costura com 120 participantes
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (01/07), a primeira aula do curso de Iniciação à Costura. As inscrições foram realizadas no final do mês de junho e contaram com 120 inscritos.

#PraCegoVer: três pessoas, duas mulheres e um homem sentados de costas manuseando máquina de costura (Foto: Augusto Melo/PMC)
Para não deixar ninguém de fora, desta vez, o Fundo Social dobrou a quantidade de turmas que fecha normalmente para atender todos os candidatos. Serão oito grupos, com aulas de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde. O curso será realizado uma vez por semana, variando de 10 a 18 alunos por turma, totalizando 20 aulas.
“Atender mais de 100 pessoas em um curso foi um desafio para o Fundo Social. Tivemos que remodelar salas e equipamentos. Mas conseguir incluir todos os interessados foi muito gratificante. É uma superprodução”, contou a presidente, Samara Aguilar.

#PraCegoVer: várias mulheres sentadas de frente com avental preto manuseando máquinas de costura; (Foto: Augusto Melo/PMC)
Outra novidade é que é a primeira vez que um curso de costura tem a participação de homens. Ao todo, cinco homens estão matriculados, como é o caso de José Ribamar, de 58 anos de idade. Ele conta que pra ele é normal atuar nesse ramo, pois trabalha com tapeçaria há cinco anos.
“No meu comércio fazemos capas e reformas de bancos automotivos, mas sempre dependi de funcionários, pois não tenho conhecimento em costura. Foi quando surgiu a oportunidade e me inscrevi, assim aprendo as técnicas e agrego à minha empresa”, conta José.
O comerciante ainda acrescentou que após o encerramento das aulas, havendo interesse, pretende levar um colega de turma para trabalhar na sua empresa. “O curso atende as nossas expectativas, então porque não levar pessoas capacitadas”, disse.
O curso de Iniciação à Costura foi desenvolvido para pessoas que nunca tiveram contato na área e abordará: cuidados básicos e preparação das máquinas; primeiros manuseios com tecido e treino de pé de máquina; corte e confecção de lençóis retos, fronhas, lençóis de elástico, cortina; confecção de short e camiseta.
Veja Também Recentes
Cemitério Municipal de Caraguatatuba aguarda cinco mil visitantes no Dia de Finados
O Cemitério Municipal Recanto das Flores funciona no próximo domingo (2/11), das 7h às 18h, no Indaiá, em Caraguatatuba. A Administração do Cemitério se preparou para receber cinco mil pessoas ao longo do Dia de Finados. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead)
Natação de Caraguatatuba conquista 5º lugar por equipes na terceira etapa do Festival Mirim em Guaratinguetá
A equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba alcançou o 5º lugar na classificação geral por equipes durante a 3ª etapa do Festival Mirim de Natação, realizada no sábado (18), no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá. O evento reuniu mais de 260 atletas de diversas cidades
Iluminação do acesso ao Morro Santo Antônio garante mais segurança para moradores e turistas de Caraguatatuba
A rua de acesso ao Morro Santo Antônio passou a contar com um novo sistema de iluminação, fruto de uma parceria entre o Governo Municipal de Caraguatatuba, EDP São Paulo e a Caraguá Luz. Ao todo, 23 postes com luminárias modernas, conforme as normas técnicas brasileiras entraram em operação na
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada
Trilha de Capacitação Empreendedora gratuita para público feminino continua com inscrições abertas
Mulheres que queiram participar do projeto “Todas por Elas”, uma trilha de capacitação empreendedora com ferramentas práticas para impulsionar o faturamento nas vendas de fim de ano e alta temporada, podem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://forms.office.com/r/VftLzNUHjm?origin=lprLink . As vagas são limitadas. A trilha, exclusivamente para o público feminino, é