Pesquisar No Site
Bolos e pães que transformam vidas
Bolos e pães que transformam vidas
O curso de Bolos e Pães Naturais e Integrais, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba e ministrado pelo Senai, iniciou suas aulas nesta semana. São 30 alunos divididos em duas turmas – manhã e tarde – que aprendem, além da confecção de bolos, questões tecnológicas, princípios de higiene e contaminação em alimentos e o balanceamento de formulações.

#PraCegoVer: Alunas e professora atentas à massa que está sendo preparada em um equipamento próprio para massas (Foto: Paloma Barros/PMC)
As aulas práticas começaram com a confecção de bolos integrais e naturais. O sabor dos bolos varia entre maçã com passas, mel, passas e bananas. A próxima etapa é aprender a fazer pães integrais com pistache, passas ou frutas e nozes.
Produtos integrais possuem tempo de conservação menor e precisam de mais atenção. A instrutora do Senai, Simone Campos dos Santos, conta que no curso as pessoas aprendem a tratar o integral de maneira adequada e que criam algo diferente para atrair o paladar da pessoa. “Aqui elas aprendem a dar sabor com especiarias que agregam no paladar”, ressaltou.

#PraCegoVer: Uma aluna segura massa de pão feito com passas, dentro do “bowl” nas mãos (Foto: Ana Luiza Moreira/PMC)
Depois de 17 anos como esteticista, Silvana Aparecida Magina, de 52 anos, disse que sempre gostou da área de alimentos e decidiu investir. Ela já participou do curso de Panetone, ofertado pelo Fundo Social de Solidariedade no ano passado, e contou que isso criou um entusiasmo de fazer outros cursos. “Nessa área, o campo de trabalho é grande e pretendo seguir ela”, afirmou. Sobre o curso, Silvana disse que está maravilhada e muito feliz. “O conhecimento é grandioso”, ressaltou.
Encantada e entusiasmada com as aulas, Rebeca Baccarin Gomes, de 41 anos, contou que está maravilhada e que pretende seguir na área. Para um bom aprendizado, ter uma pessoa que auxilia e dá atenção é fundamental. E é isso que Silvana observa na instrutora do Senai, Simone Campos. “A professora é maravilhosa, o curso é incrível e a turma é bacana”, disse ela.
O curso de Bolos e Pães Naturais e Integrais chega ao fim na semana que vem. Mas até o fim do ano serão promovidos mais cursos de qualificação gratuitos nas áreas de: alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, náutica e têxtil e serão anunciados de acordo com a programação do Senai.
É importante lembrar que as inscrições sempre são anunciadas por meio do site e facebook da Prefeitura de Caraguatatuba ou do Fundo Social: https://tinyurl.com/y4pvu4bx.
Serviço – Mais informações no Fundo Social localizado na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro ou por telefone: 3897-5656.

#PraCegoVer: Na imagem, é possível ver um bolo de cor marrom feito em aula com nozes, passas e castanhas. O bolo está em cima de uma bandeja branca (Foto: Gabriel Batalha/PMC)
Veja Também Recentes
Mostra de Teatro Litoral Encena encerra 16ª edição com grande público no Teatro Mario Covas
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba encerrou sua programação em grande estilo na noite do último sábado (1º/11), no Teatro Mario Covas, com o espetáculo teatral “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”. A obra,
Palestra sobre prevenção do câncer de próstata marca início da campanha Novembro Azul em Caraguatatuba
Com intuito de orientar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) de Caraguatatuba recebem a palestra “Novembro Azul – Prevenção do Câncer de Próstata” conduzida pelo urologista Dr. Paulo Sérgio Martins de Abreu, na próxima segunda-feira (3), às
Jogos Escolares Municipais continuam em Caraguatatuba com disputas em diversas modalidades
Os Jogos Escolares Municipais (JEM) de Caraguatatuba continuam nos espaços esportivos da cidade com a participação de centenas de alunos da rede municipal e estadual de ensino. A competição, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, reúne estudantes de 8 a 15 anos
Trilha empreendedora para mulheres: a importância do marketing digital para alavancar negócios
No segundo encontro do projeto “Todas por Elas”, realizado na quarta-feira (29), o tema abordado foi “Empreender no Digital uma nova jornada para mulheres”, com a consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, Tatiana Amorim. Na palestra, Amorim,
Basquete feminino sub-15 encerra fase de classificação com duas vitórias em Taubaté
A equipe sub-15 de basquete feminino de Caraguatatuba encerrou a fase de classificação da Região III da Federação Paulista de Basquete com duas vitórias expressivas no último domingo (12), em Taubaté. No primeiro confronto, contra Lorena, as atletas do projeto socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino venceram por 58 a 13. A